“Se você não tem inimigos, você está fazendo algo errado”. (Molly Qerim, 1984-*)
Como lidar com as pessoas hostis?
Sempre houve pessoas hostis, mas com a revolução da internet, a atividade se tornou mais ampla. A hostilidade movimenta cliques, produz fama e gera dinheiro. Há um termo em inglês que os internautas dominam: “haters”, que são pessoas que publicam frequentes comentários de ódio.
Como lidar com essas pessoas?
1
Lembre-se de que hostilidade faz parte do jeito de ser de muitas pessoas.
A hostilidade é a marca de algumas pessoas. Elas precisam ser do contra, atacar e ofender. A atitude dos odiadores tem mais a ver com eles mesmos e nada com você.
E você não vai mudá-las.
2
Sinta-se feliz pela hostilidade que vem por você estar fazendo coisas boas.
Sinta um pouco de conforto com o fato de que está sendo hostilizado porque você está levando seus projetos adiante. Quem nada faz não incomoda.
3
Use a crítica, mesmo hostil, para fazer melhor o que faz.
Não se proteja na arrogância, achando que está sempre certo. É possível que a crítica, mesmo a hostil, possa lhe ajudar a fazer melhor, desde que não perca muito tempo com ela e venha a desanimar.
“Se o seu inimigo estiver com fome, / Dê-lhe pão para comer; / Se estiver com sede, / Dê-lhe água para beber, / Porque fazendo assim você o satisfará / E o Deus Eterno recompensará você”. (Provérbios 25.21-22 — Bíblia Prazer da Palavra)
Bom dia!
Israel Belo de Azevedo
@israelbelooficial
Israelbelo@gmail.com