CONTANDO O NATAL, 4 — O NASCIMENTO DE JESUS

altUM NOIVADO TENSO (Mateus 1.18-25)

Maria era noiva de José, e como os anjos lhes avisaram, ela ficou grávida.
José teve dificuldades de aceitar que sua noiva estava grávida. Por isto, planejou dar-lhe uma carta de divórcio e sair de cena.
Um anjo, no entanto, resolveu as coisas, aconselhando-o a aceitá-la como esposa assim mesmo. E ele o fez. A oficialização do casamento, que era feita não num cartório ou numa igreja, mas na casa da família do noivo. É bem provável que isto tem acontecido em Belém.
A partir daquele momento, no entanto, ele passou a cuidar de Maria como se já fosse sua esposa. A primeira coisa a fazer juntos foi uma viagem.

Episódio 2
A VIAGEM DE JOSÉ E MARIA A BELÉM PARA O CENSO (Lucas 2.1-5)

A viagem se tornou necessária porque o imperador Gaio Júlio César Otaviano, conhecido como César Augusto, publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Provavelmente, este recenseamento visava arrecadar mais impostos e deve ter acontecido no ano 6 antes de Cristo.
Esta informação exige uma explicação. No século sexto da era cristã, um monge armênio, Dênis (ou Dionísio), o Pequeno, estabeleceu que Jesus nasceu no ano 1 e fixou que o ano 1 coincidia com o ano 754 da era romana (ou era da fundação de Roma). Depois, descobriu-se que, nesse ano 1, Herodes já estava morto; logo, não poderia ordenar o massacre das crianças, para ver se assassinava também Jesus, apresentado como "rei dos judeus".
Por causa desse recenseamento, José teve que se apresentar em Belém, de onde eram seus ancestrais, descendentes do rei Davi. Ele e Maria deixaram Nazaré da Galiléia e partiram para Belém, uma cidade distante 150 km ao sul. Quanto demorou a viagem? Um jornalista dos dias de hoje completou o trecho em dez dias, montado num jumento.
Não sabemos que meio de transporte foi usado. Pode ter sido no lombo de um camelo ou de um jumento ou de um cavalo. Também não sabemos qual foi a rota usada, mas é provável que o casal tenha seguido pelas margens do rio Jordão. José e Maria devem ter passado por Jericó e, depois desviado de Jerusalém, para evitar a polícia de Herodes.
Ao chegarem, ficaram hospedados na casa de parentes.
Enquanto estavam em Belém, chegou o tempo de nascer o bebê.

Episódio 3
MARIA DÁ À LUZ SEU FILHO EM BELÉM DA JUDÉIA (Lucas 2.6-7)

Maria, então, deu à luz o seu primogênito, o que indica que ela teve outros filhos.
Nascido o menino, sua mãe o envolveu em faixas de panos, como era comum na antiguidade. Depois disto, ela o colocou numa manjedoura, isto é, num cocho onde se coloca comida para os animais.
Onde ficava esta manjedoura?
O evangelista Lucas diz que não havia lugar para o casal na "kataluma", que algumas bíblicas traduzem por hospedaria.
Essa hospedaria era uma espécie de quarto de hotel ou era um quarto para hóspedes numa casa de família?
A palavra "kataluma" aparece em Lucas 22.11, como o lugar em que Jesus tomou sua última Páscoa (primeira Ceia). A palavra pode significar as duas coisas (hotel ou quarto do hóspede, no andar superior). O que significa aqui?
Dificilmente, era um hotel, algo difícil de existir em Belém, uma cidade de uns 1.000 habitantes. Para os judeus, seria algo ofensivo um parente seu ficar num hotel.
As casas mais simples não tinham cômodos separados para visitantes. Essas casas tinham dois andares. Na parte de cima, ligeiramente elevada, a família dormia, comia e se assentava. Embaixo, no chão, ficava a cozinha. Aí ficavam os animais, que comiam numa manjedoura ao fundo. Mesmo nas casas de famílias mais ricas, os animais ficavam dentro de casa.
Provavelmente, então, José e Maria chegaram à casa de algum parente. No entanto, o quarto de hóspedes estava ocupado por outro parentes, por causa do recenseamento. Os donos da casa providenciaram uma área no térreo (não no andar superior), talvez próximo de uma gruta, onde Maria deu à luz, assistida por uma mulher mais experiente, como era a praxe.
 
Episódio 4
OS PASTORES VISITAM MARIA E JOSÉ E O BEBÊ NUMA MANGEDOURA (Lucas 2.15-20)

Estavam os três no andar térreo da casa, quando chegaram os pastores, aqueles que foram informados pelos anjos sobre o nascimento do Messias.
Quando chegaram, encontraram Maria, José e o bebê deitado na manjedoura.
Depois de verem bebê, saíram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido. Eles contaram a todos o que tinham visto.
Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO