OS BEM-AVENTURADOS (textos bíblicos sobre felicidade)

alt

Nosso conceito de felicidade precisa se inscrever no círculo bíblico, não importa o que se proponha nos outros compassos.
A Bíblia está cheia de descrições sobre felicidade.
Vejamos algumas delas, que estão ao nosso alcance.

FELIZ É QUEM ESCOLHE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO SENHOR DEUS PARA A SUA VIDA

1
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite”. (Salmos 1.1-2)

2
“Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!” (Salmos 112.1)

3
“Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!” (Salmos 119.1)

4
“Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”. (Salmos 128.1)

5
“Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, oh Senhor, e a quem ensinas a tua lei”. (Salmos 94.12)

6
“Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam”. (Lucas 11.28)

Obediência gera felicidade, não obediência aos sistemas nem a homem, mas a Deus, que se comunica através dos mandamentos que deixou para o nosso bem-estar.
Obediência é para a mente e para o coração. A obediência começa com o conhecimento do mandamento (o que exige meditação), desejo de seguir as instruções e esforço na caminhada.
Obediência é para quem acha que os mandamentos de Deus são bons, mesmo que soem como azorragues (chicotes) ou repreensões. Diante deles, nós devemos nos sentir como aqueles que estão no caminho da obediência ou como aqueles que caminham pela margem deles.
Obediência é uma palavra que só tem efeito quando vira prática.

FELIZ É QUEM PROCURA NÃO PECAR
7
“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”. (Salmos 32.1)

8
“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo”. (Salmos 32.2)

9
“Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova”. (Romanos 14.22b)

Somos pecadores, mas, toda vez que pecamos, pedimos perdão. Só é pedido de perdão o pedido acompanhado do desejo de não pecar mais. Perdão não é uma questão de consciência ou de autopunição; autopunição é apenas autoflagelo, mas não produz perdão. Só Deus pode perdoar. Só ele pode cobrir (esconder/apagar) nossos pecados.
Quando Deus nos perdoa, nossa ficha fica limpa.
Somos chamados a não nos condenar naquilo que aprovamos. Em outras palavras, nossa vida deve ter como alvo jamais fazer aquilo que sabemos que é errado.

FELIZ É QUEM PROCURA VIVER DE MODO BOM
10
“Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal”. (Salmos 41.1)

11
“Bem-aventurados os que observam o direito, que praticam a justiça em todos os tempos”. (Salmos 106.3)

12
“Bem-aventurados sois vós os que semeais junto a todas as águas, que deixais livres os pés do boi e do jumento”. (Isaías 32.20)

Por que há políticos crentes, sinceramente crentes, mas corruptos, lamentavelmente corruptos?
Por que há patrões, sinceramente crentes, mas injustos, autoritários, perseguidores, insensivies, indiferentes?
Por que há empregados, sinceramente crentes, mas desonestos, mentirosos, preguiçosos, desleixados?
Por que há tantos crentes prendendo os pés do boi e do jumento, em lugar de os deixar livres para arar a terra? Por que há tantos crentes que só plantam em suas próprias hortas, nunca também nos campos dos outros? (Isaías 32.20)
É porque achamos que religião é um jeitinho de conseguir coisas com Deus e não um modo de fazer as coisas que Ele quer que façamos, para o bem de todos, inclusive o nosso mesmo.

FELIZ EM QUEM CONFIA NO SENHOR DEUS
13
“Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos altos”. (Salmos 84.5)

14
“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”. (Salmos 34.8)

Crer que Deus tem a força para a nossa vida é algo negativo, porque demanda que afirmamos que nós não temos a força, embora a cultura toda nos diga que tudo na vida depende de nós, de nossos estudos, de nossos esforços, de nossos dinheiros. Essas são coisas boas e necessárias, mas se o nosso coração estiver nelas, trafegará por caminhos baixos, que levarão a lugares baixos.
Crer que Deus tem a força para a nossa vida é uma questão de provar e ver.

FELIZ É QUEM APRENDEU A LIDAR COM AS DIFICULDADES DA VIDA
15
“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tiago 1.12)

Estamos aprendendo a ser reis, mas, como aprendemos com Davi, antes do palácio vem a caverna; antes do banquete, vem o deserto; antes da festa, vem a solidão.
Passei pela placa de uma igreja que diz: “nossa missão é fazer vencedores”. E como ela faz isto? Espero que não seja afirmando que os crentes recebem apenas bênçãos nas suas vidas. Espero que não sejam afirmando que os crentes não ficam doentes, não conhecem a pobreza ou não sofrem a depressão. Espero que seja afirmando que no mundo passamos por aflições e que todos podemos experimentar situações realmente difíceis e irreversíveis, como alguém que perde um filho jovem. Espero que seja afirmando que Deus, quando não evita que passemos por essas situações, Ele nos consola durante as provações e nos ajuda a ver sentido onde não há sentido depois das provações. Deus não nos envia o sofrimento, mas está conosco durante o sofrimento, consolando-nos, e que está conosco depois do sofirmento, ensinando-nos.

FELIZ É QUEM LOUVA AO SENHOR DEUS
16
“Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente”. (Salmos 84.4)

O louvor é algo secreto, quando é a linguagem silenciosa de quem se encontra com o o Senhor Deus no esconderijo do seu próprio coração. Há louvores que ninguém precisa ouvir: só mesmo o Senhor Deus.
O louvor é algo público, coletivamente gritado nos templos. É o triunfo da alegria que molda a vida, e não apenas diverte a mente ou o corpo.
O louvor é para quem tem prazer em Deus. A igreja é o lugar dos que têm prazer em Deus.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO