Roteiro para Pequenos Grupos — SIM, O SENHOR NOS GUIA NA CAMINHADA DA VIDA

alt

(Deus ainda se manifesta usando nuvens e colunas de fogo?

Literalmente, não; espiritualmente, sim. Não precisamos mais desta manifestação porque temos a Palavra de Deus que Ele nos deixou. Também conhecemos a Jesus Cristo, que é a revelação completa de Deus.)

 

NOSSO ENCONTRO:  De que modo você sente que Deus o acompanha diariamente?

 

EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 23 e  orar agradecendo a Deus por sua companhia diária.

Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 

EDIFICAÇÃO: SIM, O SENHOR NOS GUIA NA CAMINHADA DA VIDA (Acompanhando o povo de Deus na caminhada pelo deserto)

1. Que semelhanças/diferenças há entre a caminhada do povo de Israel pelo deserto e a nossa caminhada na na vida nos dias de hoje?

R. Livre

2. Quantas vezes a Bíblia nos diz que Deus acompanhava seu povo durante a caminhada no deserto, através de uma nuvem de dia e uma coluna de fogo de noite?

Há pelo menos 17 referências a esta experiência (Cite as passagens que o grupo encontre e as leia; eis algumas: Êxodo 13.21; Êxodo 13.22; Êxodo 14.19-20; Êxodo 14.24;

Êxodo 40.38; Números 9.16; Números 10.11-12; Números 10.34)

3.  O significava e significa a presença de Deus com o seu povo através da nuvem e da coluna de fogo?

Aprendemos na Bíblia que podemos caminhar com segurança ((Êxodo 13.21) e que nós precisamos caminhar (Neemias 9.12), o que inclui parar, recuar, avançar  (Números 10.11-12). A presença de Deus é constante (Êxodo 13.22).

4. Deus ainda se manifesta usando nuvens e colunas de fogo?

Literalmente, não; espiritualmente, sim. Não precisamos mais desta manifestação porque temos a Palavra de Deus que Ele nos deixou. Também conhecemos a Jesus Cristo, que é a revelação completa de Deus.

5. Há um preço para ter a nuvem e a coluna de fogo conosco?

Sim, há o preço de ouvir e obedecer a Palavra de Deus (Números 9.17-22; Êxodo 40.34-37). Somos guiados por Deus quando queremos obedecer. Precisamos estar prontos obedecer (Deuteronômio 1.32-33)
.
(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza)
 

RESUMO

Quando acompanhamos a caminhada dos hebreus, do Egito a Canaã, passando pelo deserto, aprendemos como foi esta caminhada e aprendemos como é a nossa.

Os autores bíblicos registram que esta caminhada foi acompanhada pessoalmente por Deus que se mostrou através de uma dupla manifestação: uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite, conforme as sínteses bíblicas (Êxodo 40.38; Números 9.16; Números 10.34)

 

Nessa experiência do povo de Israel, aprendemos:

1. Nossa vida é uma caminhada, feita de dia (com tudo claro) e feita de noite (sem que vejas e entendamos direito). Como poderemos, por exemplo, encontrar sentido na morte precoce de uma filha querida? (Êxodo 13.21)

A caminhada é nossa. Nós é que a temos que percorrer. Percorrer é preciso. Os pés dos hebreus tinham que pisar na areia cálida e seca. Os nossos também.

Séculos depois Neemias entendeu a necessidade do caminho, já que ele mesmo teve fazer o mesmo caminho, embora em outro itinerário. (Neemias 9.12)

Nossa caminhada é feita por etapas, durante as quais paramos, refletimos, revisamos, retornamos, retomamos, avançamos. Nem sempre na vida seguimos em linha reta. Nem sempre trafegamos por lugares agradáveis. Como os hebreus, precisamos vencer etapa por etapa (Números 10.11-12).

2. No percurso dos hebreus, há uma informação que não podemos ignorar: “a coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite”. (Êxodo 13.22)

Também conosco a presença de Deus conosco é garantida. O que aconteceu lá acontece aqui.

A presença de Deus conosco na caminhada é manifestação da sua graça para conosco, como Neemias percebeu bem mais tarde (Neemias 9.19)

3. Não se pense que o trajeto é percorrido sem sobressaltos. Segundo a narrativa principal, que é a de Êxodo, houve perplexidade em alguns momentos (Êxodo 14.19-20).

Deus às vezes muda sua posição, para não nos perdermos na rotina do ritual. Ele às vezes se manifesta no fim da madrugada (Êxodo 14.24), depois dias e noites de muita preocupação e mesmo lágrimas de nossa parte.

4. Enquanto o povo seguia, Deus bailava sobre eles, em forma de nuvem. O movimento da nuvem era a palavra de Deus. (Números 9.17-22; Êxodo 40.34-37)

Somos guiados por Deus quando queremos obedecer. Precisamos estar prontos obedecer. Obedecer é abrir mão da própria vontade, da própria certeza, da própria razão. A obediência tem um preço, como caminhar quando não se quer ou descansar quando se quer caminhar. (Números 14.1b; (Deuteronômio 1.32-33)

5. Anos, décadas e séculos se passaram, mas a imagem da nuvem sobre o povo no deserto não saiu cada da cabeça dos seus descendentes. (Salmo 78.14; Salmo 105.39; Isaías 4.5). Como o povo de Israel, precisamos recordar o que Deus fez e celebrar o que Deus faz.  Ele não mudou.

Leia AQUI a mensagem na íntegra.