Roteiro para Pequenos Grupos — EU CREIO (João 9.35-38)

alt

NOSSO ENCONTRO:  Você crê em Deus? Justifique sua resposta. 

 
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 116.1 A 19. Depois, ore louvando e agradecendo o que Deus tem feito em sua vida.
 
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 
 
EDIFICAÇÃO: CREIO… (João 9.35-38).
 
1. Em que  creem as pessoas que você conhece?
R.: livre
(Apenas para ajudar, mencione coisas como dinheiro, sucesso, pensamento positivo, guruos ou solidariedade, amizade, dignidade, beleza, etc.)
 
2. A Bíblia diz que Abraão “creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gênesis 15:6). Este texto significa que Abraão foi justificado pelas obras ou pela fé?
R.: Abraão viu o invisível, creu no inacreditável e recebeu o impossível. Abraão não se justificou assim mesmo por seus atos justos. Abraão apenas creu; foi Deus quem o justificou. Abraão não confiou em si mesmo, mas confiou que Deus faria com ele o que quisesse.
 
3. A Bíblia conta a história da mulher samaritana e, junto, a reação dos seus amigos (João 4.4
1-42). Como reagiram eles diante de Jesus e o que essa reação significa?
R.: Esses samaritanos representam, pois, um tipo de pessoas que creem: pessoas que vem o poder de Deus em ação e creem de todo o coração. Não é uma fé ingênua, porque é uma fé que viu e, porque viu, creu. Eles não procuravam por Deus, mas Deus foi ao seu encontro. Quando o encontraram, creram.
 
4. A Bíblia conta a história de um etíope que teve um encontro com Filipe (Atos 8.26-40). Há hoje pessoas que se convertem de um modo semelhante?
R.: O etíope é o típico homem que precisa entender, muito comum também hoje. No entanto, o etíope tinha boa vontade para entender. Ele não procurava entender para duvidar; ele estudava a fé, por meio das Escrituras, para crer em Deus. Quando O encontrou ali, tomou logo a sua decisão. A atitude do etíope mostrou que “ter fé não é crer sem prova, mas confiar sem reservas”. 
 
5. O desespero leva muitas pessoas a Jesus. É válido?
R.: Sim. O policial de Filipos tipifica aqueles que buscam Deus na hora do desespero. Ele foi salvo porque, tendo encontrado a resposta, não continuou procurando por outras respostas. Não ficou se perguntando se havia alguma outra resposta, adiando indefinidamente o seu compromisso. O policial colocou em prática que a fé é um recusa ao pânico.
(Preparado por Sandra Mara de Souza)