1Timóteo 1
A BELEZA DA GRAÇA
1Timóteo 1
Em 1983, participei do Congresso mundial de evangelização em Amsterdam, patrocinado pela Associação Evangelística Billy Graham. Como parte do encerramento do evento, foi celebrada uma Ceia do Senhor, com a presença de evangélicos do mundo inteiro.
Como estava a trabalho, fiquei na redação trabalhando. Na verdade, achava eu que uma Ceia memorial só pode ser celebrada numa igreja local. Por isto, não fui.
Eu fui um legalista.
COMO FAZ O LEGALISTA
O legalista põe a lei em primeiro lugar. E a lei põe ênfase no passado. Vem daí a tendência a apresentar lista de pecados, como um espelho para nos confrontar e condenar até prova em contrário.
A lei também põe ênfase na tradição. Vem daí a defesa da lei, como algo a ser preservado, custe o que custar, até com o uso da violência, se for necessário.
A lei ainda põe ênfase na competência do indivíduo. Vem daí a idéia de que a salvação se baseia no mérito, no mérito recebido pelo oferecimento de sacrifícios com sangue.
A lei, igualmente, põe ênfase na aparência. Vem daí a noção de que a salvação vem pela prática de atos externos, que não demandam arrependimento.
Por isto, o legalista tem o olho para o passado (“genealogias”), não para o futuro, que lhe mete apenas medo, em lugar de lhe trazer esperança. Ele se apega a pontos que produzem ”controvérsias”, com discussões inúteis, em lugar de promover a obra de Deus, que é pela fé. O legalista “sabe” e, para saber, ninguém precisar crer. Na verdade, o legalista sabe tudo, com resposta para todas as coisas; por isto, é sempre solene e categórico.
O QUE FAZ JESUS
“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna” (versos 15-16).
Jesus, pois, veio para salvar os pecadores, não importa a extensão do seu pecado, desejosos de vida eterna, vida eterna esta que começa aqui e não termina jamais. Ele se tornou homem para distribuir misericórdia, que não depende do mérito. Ele apareceu na vida humana para manifestar sua paciência, que é fruto do Seu caráter. Jesus, portanto, veio para nos convidar para ser seus parceiros (como exemplos e como proclamadores).
VENHA VIVER NA GRAÇA
1. Viver na graça é não ter medo da Lei. Quem está na graça sabe que a Lei é boa e não tem medo dela. Quem anda no limite de velolcidade não tem medo de ser multado. Quem fala a verdade na declaração do Imposto de Renda não tem medo da malha fina.
Quem está na graça sabe que não há condenação para os que se arrependem. Um transgressor arrependido não é mais um transgressor. Um blasfemo arrependido não é mais um blasfemo. Um insubordinado arrependido não é mais um insubordinado. Um insolente arrependido não é mais um insolente. Um perseguidor arrependido não é mais um perseguidor. Um ímpio arrependido não é mais um ímpio. Um incrédulo arrependido não é mais um incrédulo. Um homicida arrependido não é mais um homicida, mesmo que tenha matado sua própria mãe. Um imoral arrependido não é mais um imoral. Um homossexual arrependido não é mais um homossexual. Um seqüestrador arrependido não é mais um seqüestrador. Um mentiroso arrependido não é mais um mentiroso. Um caluniador arrependido não é mais um caluniador. Um herege arrependido não é mais um herege. Sabe por que? A graça apaga todos os pecados. A graça de Jesus apagou todos os pecados. A graça de Jesus manifesta na cruz apagou todos os nossos pecados.
2. Viver na graça é deixar a graça transbordar sobre nós. “A graça de nosso Senhor [Deus Pai] transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus” (verso 14).
3. Viver na graça é desejar ter um coração puro, uma consciência honesta e uma fé sincera. “O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera” (verso 5). E isto inclui aceitar a disciplina: “Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar” (versos 18-20).
4. Viver na graça é estar aberto para o que Deus quer fazer conosco. Olha o que ele fez com um blasmo, perseguidor e insolente! “Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério. (…) Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna” (versos 12 e 16).
5. Viver na graça é dar glórias a Deus. “Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.” (verso 17)
UM CONTRAPONTO NECESSÁRIO
A Lei exclui. A Graça inclui.
Lei é Caim. Graça é Abel.
Lei é o dilúvio. Graça é a arca.
Lei é Simeão. Graça é José.
Lei é Faraó. Graça é Moisés.
Lei é Ló. Graça é Abraão.
Lei é a turma de dez espiões. Graça é a dupla Calebe e Josué.
Lei é Elias na caverna. Graça é a brisa que o devolve à vida.
Lei é Jonas sendo tragado pelo peixe. Graça é Jonas sendo vomitado na praia.
Lei é Jó sendo massacrado pelos amigos. Graça é Jó intercedendo ela vida dos amigos.
Lei é a mão de um adúltero se levantando contra uma adúltera para a apedrejar. Graça é a Voz pedindo à mulher para parar de pecar.
Lei é Judas que se enforca. Graça é Pedro que se arrepende.
Lei é Pedro querendo limitar a salvação a alguns. Graça é Paulo levando o Evangelho a todos.
Lei é amar quem nos ama. Graça é amar quem nos odeia.
Lei é beco. Graça é avenida.
Lei é certeza. Graça é pergunta.
Lei é chumbo. Graça é algodão.
Lei é cópia. Graça é modelo .
Lei é derrota. Graça é vitória.
Lei é dever. Graça é prazer.
Lei é doença. Graça é saúde.
Lei é falta de perspectiva. Graça é horizonte.
Lei é fardo. Graça é alívio .
Lei é fim. Graça é começo.
Lei é força. Graça é confiança .
Lei é fôrma. Graça é variedade de formas .
Lei é grade. Graça é liberdade.
Lei é gramática. Graça é poesia e ficção .
Lei é grito. Graça é sussurro.
Lei é imposição. Graça é convite.
Lei é lamento. Graça é cântico.
Lei é mal-humor . Graça é bom-humor.
Lei é medo. Graça é esperança.
Lei é o filho que parte. Graça é o pai que recebe .
Lei é o que dinheiro compra. Graça é o que a gratidão recolhe.
Lei é opulência. Graça é simplicidade .
Lei é passado. Graça é futuro.
Lei é pedido. Graça é gratidão.
Lei é perdoar quem nos pede perdão . Graça é perdoar quem os ignora.
Lei é pesadelo. Graça é sonho.
Lei é ”quero”. Graça é ”toma”.
Lei é reter . Graça é devolver.
Lei é sacrifício. Graça é misericórdia.
Lei é sol causticante. Graça é sombra refrescante .
Lei é solidão. Graça é amizade .
Lei é tristeza. Graça é sorriso.
Lei é vingança. Graça é esquecimento.
Lei é morte. Graça é ressurreição.
Lei é o inferno. Graça é o céu.