Lucas 1.55: O DEUS QUE FALA

O DEUS QUE FALA

Lucas 1.55

Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 25.12.1999

1. INTRODUÇÃO
É-nos incômodo comparar o modo de Deus falar com seu modo no passado (a Abraão, por exemplo)
Lembremo-nos que a Bíblia é uma narrativa do falar de Deus, logo uma narrativa a posteriori, interpretada. Quando experimentamos seu aparente desinteresse por nós, é porque estamos no calor da hora. É como esperar um filho que demora chegar tarde da noite. Durante, é uma aflição. Depois, é história, já sem a mesma tensão.
O Natal é a excelência da fala de Deus, o momento mais elevado, porque uma fala cercada de sobrenaturalidade (anjos, nascimento virignal) e naturalidade (pastores – mundo do trabalho), também pelo seu significado permanente.

2. COMO DEUS FALOU A ABRAÃO
Maria, em seu cântico, registra o fato de que o que Deus que lhe estava falando era o mesmo Deus que falara a Abraão e a todos os descendentes dele e ascendentes dela.

2.1. Deus falou a Abraão em meio a muitas outras vozes.
Hoje há tantas vozes (ou mais) quantas as contemporâneas de Abraão.
Deus lhe falou. Deus falou a Maria. Deus nos fala.

2.2. Deus falou a Abraão de diferentes formas.
Deus falou com ele diretamente com voz audível, como no caso da indicação do cordeiro para ao sacrifício em lugar de seu filho. Falou por meio de anjos (uns com forma de anjos, como no anúncio do nascimento de Isaque, e outros sem forma de). Falou por meio de visões (como quando lhe prometeu um filho) e sonhos (como no episódio em que Abimeleque toma Sara para si). Falou por meio de desconhecidos (como Melquisedeque). Falou por meio de sua consciência (como no caso da separação de Ló).
Deus falou a Maria de diferentes formas, como por meio de um anjo quanto por meio dos atos de Jesus (que ela guardava na coração, Lc 2.19). Deus nos fala de diferentes modos. Não há um estilo privilegiado, mas nós somos privilegiados em poder contar com a Sau Palavra escrita, impressa e multidistribuída.

2.3. Nem sempre Abraão ascultou a voz de Deus.
Ele não buscou a voz de Deus quando, por exemplo, mentiu acerca do parentesco de Sara ou expulsou de casa seu filho Ismael.
Isto pode acontecer conosco também e urge que tomemos de Abraão e Maria a sua disposição de ouvir a palavra de Deus.

3. COMO DEUS FALA HOJE
Maria experimentou a fala de Deus, como nós também podemos experimentar.

3.1. Deus hoje dispõe de mais recursos para falar do que ao tempo de Abraão, como, por exemplo:
. Sua Palavra registrada
. cultos regulares
. a memória do seu povo

3.2. Deus hoje dispõe de mais pessoas para falar do que ao tempo de Abraão, tanto quantitativamente (a família de Deus é gigantesca, ao passo que o pai da fé era um solitário) quanto qualitativamente (dispomos de mais conhecimento sobre a natureza de Deus e do homem).

3.3. Devemos estar preparados para o fato que, quando Deus fala, Ele pode pedir coisas aparentemente impossíveis (como sacrificar um filho, razão por que não queremos que Ele nos fale) mas realmente destinadas ao nosso crescimento.

3.4. Quando ouvimos a sua voz, nós nos sentimos orientados acerca do caminho a seguir, que é o sentido que mais precisamos. Os pastores foram avassalados pela voz angelical de Deus e ao mesmo tempo orientados sobre o que fazer depois daquela experiência.

4. CONCLUSÃO
Deus fala hoje por sua Palavra. Nossa tarefa é ouvir o Espírito e ouvir o mundo. Não temos como não ouvir o mundo, porque Ele nos invade. Precisamos nos disciplinar para ouvir o Espírito.