Roteiro para Pequenos Grupos — LIBELO CONTRA A SUPERFICIALIDADE

alt

A oração do poeta (Salmo 130) é a oração de quem tem certeza que será ouvido. Podemos ter esta certeza?

NOSSO ENCONTRO: Em que lugar da sua casa você gosta de orar?

 
EXALTAÇÃO: Ler Salmo 77 e, posteriormente, dar oportunidade para orações frases, exaltando o Deus que ouve as nossas orações.
 
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 
 
EDIFICAÇÃO: LIBELO CONTRA A SUPERFICIALIDADE (Salmo 130)
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Nossa sociedade é profunda ou superficial. A superficialidade (no conhecimento de Deus e no relacioanamento com Ele) tem nos atingido?
R. Livre
 
2. A oração do salmista é a oração de quem tem certeza que será ouvido. Podemos ter esta certeza?
R. Depois da resposta, proponha um exercício: a busca na Bíblia de palavras e situações sobre respostas de Deus. (Algumas sugestões para o líder: Gênesis 16.11, Êxodo 2.24, Deuteronômio 26.7, Salmo 34.6, Tiago 5.16, 1Pedro 3.12. Ponha o foco, no entanto, em 2Crônicas 7.14)
 
3. Temos prestado suficiente atenção ao poder do pecado?
Às vezes, nós o banalizamos. Às vezes, permitidos que ele nos aterrorise. O equilíbrio é saber que somos profundamente pecadores e completamente perdoados.
 
4. Há uma idéia de que aquele que crê, ora certo e vive certo merece a bênção de Deus. Como fica esta ideia à luz destes salmo?
O crente sabe que não tem nenhum direito de exigir a intervenção divina em seu favor. Sua oração é a do cego Bartimeu: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” (Marcos 10.47). O crente não olha para seu currículo moral ou espiritual e ora como se merecesse receber, como se fosse lógico receber, como se Deus tivesse obrigado a lhe conceder. O crente espera no Senhor.
 
(Roteiro elaborado por Sandra Mara de Souza)