A biografia de Justin Bieber, 16 anos

alt

Se você tem menos de 20 anos, é provável que nunca tenho ouvido falar de Justin Bieber. Este era o meu caso. Googlei seu nome dele e fiquei sabendo que ele é cantor e que nasceu no Canadá, filho de mãe solteira. Aprendi também que sua carreira começou quando sua mãe postou seus vídeos no youtube, que foram muito vistos, inclusive por gravadoras. Em 2009, sua carreira começou.

O mercado livreiro também se interessou e lançou uma biografia do artista. Justin Bieber nasceu em 1994. Tem, portanto, 16 anos de idade. 
Você se perguntará, como eu me questionei: o que há para contar sobre uma vida de 16 anos ou uma carreira de alguns meses? Antigamente, as biografias eram para os mortos e, mais recentemente, para pessoas com mais de 70 anos. 
Dê-se conta que o mundo mudou, cara. (Machado de Assis diria: “caro leitor”…)
Os novos meios permitem o sucesso muito rápido. Só que o novo sucesso deleta o anterior. Hoje pode ser que a biografia do menino venda a primeira edição e depois de amanhã  o livro encalhe. A fama tem a face de um meteoro. 
Como o sucesso é bom, é bom saber que não é preciso ter pedigree para alcançá-lo. Justin Bieber saiu direto do seu quarto para o youtube e da internet para a parada mundial. Muitos garotos imaginam o mesmo destino na música e na bola. Uns, estimulados até pelos olhos cúpidos de pais relapsos, deixam de estudar, como se a possibilidade do sucesso já fosse uma certeza.
Se eu pudesse dizer uma palavra ao Justin, seria: garoto, curta o seu sucesso e faça cada vez melhor o seu trabalho, para que o seu sucesso não tenha a duração de vento.
 
ISRAEL BELO DE AZEVEDO