Um pai pode ter o desejo que sua família toda sirva ao Senhor. Ele não pode decidir por seus filhos, mas pode desejar que eles amem a Deus.
NOSSO ENCONTRO: Que qualidades você mais admira no seu pai?
EXALTAÇÃO: Ler Provérbios 1.8 a 19 e oportunizando orações frases de gratidão pelos pais, agradecendo nosso Pai de amor, Deus, por os amar.
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro.
EDIFICAÇÃO: SER PAI É CUIDAR (Josué 24, Juízes 6)
1. Em que sentido podemos dizer e fazer como Josué: “eu e a minha família [casa] serviremos ao Senhor” (Josué 24.15)?
R.: Mudou o contexto, mas o desejo pode ser o mesmo. Um pai pode ter o desejo que sua família toda sirva ao Senhor. Ele não pode decidir por seus filhos, mas pode desejar que eles amem a Deus. O pai precisa saber que ele é o pastor dos seus filhos. Ao desejo, segue-se a decisão: pastorear os seus filhos.
Á decisão, segue-se o empenho, vale dizer, as ações que serão tomadas para que o pastoreio se realize.
2. Lendo a biografia de Gideão (Juízes 6), aprendemos que ao lado de um grande jovem há sempre um grande pai. Joás foi um grande pai. Joás ajudou Gideão na sua formação emocional. Gideão recebeu uma formação por parte do seu pai, que lhe permitia ter uma visão madura de si mesmo. Pensando nestes exemplos, quais seriam as falhas mais comuns no exercício da paternidade em nossos dias e quais as dificuldades decorrentes destes comportamentos?
Resposta livre
3. Encontramos Joás adorando a Baal, o deus da fertilidade e não o Deus verdadeiro, adorado por seus pais e avós. Como podemos explicar isto e aplicar para as nossas vidas?
R.: Joás é o exemplo, no campo espiritual, do pai que ensina uma coisa e faz outra. Ele ensinou a Gideão quem era Deus que trouxera o povo até aquela, livrando-o da opressão no Egito. Ele ensinou ao filho que só devia adorar ao Deus verdadeiro. Assim mesmo, na hora difícil, Joás fica ao lado do filho, que fica ao lado do Deus verdadeiro. Joás se deixa ensinar pelo filho (porque filho não ensina apenas informática aos pais; ensinam mais, se os pais deixam). Agora, Joás fica ao lado do Deus verdadeiro e põe a sua vida em risco, para defender o filho e para ficar ao lado de Deus, não importa o preço. Este deve ser o nosso caminho.
(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza)