ANTÍTESE (Adalberto Alves de Sousa)

alt
ANTÍTESE

O dicionário define antítese como “figura pela qual se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário” (Houaiss). É um recurso que podemos utilizar para tornar o texto mais expressivo. Leia o texto a seguir para conferir. Observe as palavras grafadas em maiúsculas.

AMOR

Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (1Co 5.15).

Imediatamente ANTES de afirmar que “Ele morreu por todos”, o apóstolo Paulo diz que “o amor de Cristo nos constrange” (v. 14). Para que entendêssemos AQUELA morte, precisaríamos entender ESTE amor, que estava no princípio de todas as coisas: “No PRINCÍPIO era o Verbo… e o Verbo era Deus”. “Deus é amor” (João 1.1; 1João 4.8). Amor que não tem FIM, que “jamais acaba” (1Coríntios 13.8).

Imediatamente DEPOIS de afirmar que “Ele morreu por todos”, o apóstolo esclarece o objetivo de sua morte: “para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles MORREU e RESSUSCITOU”. Aqui identificamos tal objetivo: fazer com que EGOÍSTAS (que vivem para si) se transformem em ALTRUÍSTAS (que vivem para o outro).

O outro é o próprio Cristo. É também o próximo: “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mateus 25.40).

O amor, presente na CAUSA da morte de Cristo, renasce, naquele que a aceita, como CONSEQUÊNCIA dela.

Como igreja do Senhor Jesus Cristo, somos desafiados a viver a cada dia o amor. Sem ele estaremos cada vez mais longe do alvo, Cristo, que afirmou: “… o Filho do homem não veio para SER SERVIDO, mas para SERVIR, e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20.28).

(ADALBERTO ALVES DE SOUSA)