Ah! Bate-Seba… (Eraldo Bernardo)

alt
 

“Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?”

(2 Samuel 11.2,3)

 

Ah! Bate-Seba… por que não foste mais prudente? Por que foste banhar-te no quintal de tua casa? Ou por que não fechaste a janela de teu quarto de banho, já que sabias que do terraço, da laje, da casa real era possível alguém ver-te? Ou será que era isto mesmo que querias?… Ser vista… te expor… te mostrar… te exibir a alguém?…

Ah! Bate-Seba… a natureza humana é sempre a mesma. “A carne nunca melhora”. As mulheres de hoje, em sua maioria, até mesmo algumas dentro das igrejas, seguem o teu exemplo. Querem se exibir, querem ser vistas, querem chamar a atenção da carne, querem se mostrar, querem estar na moda, e muitas coisas ruins têm acontecido. Quando não se chega à ação pecaminosa, desejos carnais são provocados, especialmente nos jovens.

Ah! Bate-Seba… se tu fosses mais prudente, menos exibida, mais cuidadosa, mais recatada, não terias entrado para a história bíblica como um “avião” que fez um príncipe de Deus se arrebentar.

A moda feminina é ditada por estilistas não comprometidos com os valores cristãos. A moda é voltada para despertar a sensualidade no sexo oposto. Sabemos que nem sempre é na primeira loja visitada que as jovens e senhoras de nossas igrejas encontram a roupa adequada para vestirem-se decentemente e para irem à igreja para prestarem culto a Deus, que é santo, santo, santo. Está ficando cada vez mais difícil, reconheço.

Ah! Bate-Seba…em suma, algo ruim acontecido há 3.000 anos  pode nos ajudar hoje, pode  nos alertar para que não experimentemos as mesmas dores.

Eraldo Coelho Bernardo

Pastor Titular da Igreja Batista Memorial em Manguinhos,Rio,RJ.