BOM DIA: Viver segundo as regras

alt

Viver é viver segundo as regras.
Há a regra do tempo para nascer. Quem nasce antes, por exemplo, é pramaturo.
Há as regras dos horários para o trabalho, para o estudo, para o lazer, para o convívio. Quem não cumpre esses horários é antissocial e acabará convivendo inocuamente apenas consigo mesmo.
Há a regra da palavra, que determina que há o momento de ouvir e há o momento de se exprimir.
Há as regras que contribuem para a harmonia da vida em família, na vizinhança, na igreja, entre outros espaços de nossas convivências.
Há a regra que, na política, para se obter votos, é preciso mentir. Ou não se eleger.
Há as regras que especificam que os restaurantes têm que jogar fora a comida que sobrou sem ser servida.
Há regras boas. Há regras ruins.
Há regras.
Jesus Cristo seguiu as regras, mas nem todas. Ele disse: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mateus 5.17). No entanto, Ele trabalhava no sábado, o que era proibido pelas regras, quando o amor ao próximo lhe impunha esta desobediência.
Sim, Jesus veio cumprir a Lei de Deus e o ensino dos profetas de Deus, não as leis que os homens criaram para benefício próprio, mesmo que para a desgraça do outro.
Se queremos andar como Jesus andou, rebelemo-nos, não contra aquelas regras que fazem vibrar as cordas de nossas sonoras conveniências, mas contra aquelas que oprimem as pessoas, seja na religião ou na política. Que nossa rebeldia tenha uma causa pela qual valha a pena viver e morrer; jamais uma expressão de egoísmo.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO
(Bom Dia 328)