Por que bênção tem acento (2) — Adalberto Alves de Sousa

 alt

Revendo textos publicados anteriormente, encontrei comentários que ainda não havia lido. Trabalho voluntário é assim: nem sempre conseguimos o tempo necessário para desenvolvê-lo como gostaríamos, embora ele nos proporcione grande prazer.

No texto “Por que bênção tem acento”, que registrou mais de 11 mil acessos, há comentários interessantes. Um deles é: “Não entendi”. A chave para entender a acentuação é identificar a terminação da palavra. Se voltarmos àquele texto, veremos que as terminações são fracas (a/as, e/es, o/os, em, ens) e fortes (todas as que não são fracas). Pegue uma palavra fictícia, como “tata”, por exemplo. A sílaba tônica é a primeira, porque “a” é uma terminação fraca. Se trocarmos essa terminação por “e” ou por “o”, teremos “tate” e “tato” e a sílaba tônica continuará sendo a primeira, pelo mesmo motivo: “e” e “o” também são terminações fracas. Agora, se trocarmos a terminação por “i” ou por “u” a sílaba tônica se deslocará para o fim da palavra, porque “i” e “u” são terminações fortes: “tati” e “tatu”. É por isso que palavras como abacaxi, gibi, siri, angu, tutu, urubu não são acentuadas: suas terminações são fortes. Voltemos à nossa palavra fictícia, “tata”.

Agora vamos acrescentar a ela algumas terminações fortes ou trocar a fraca por uma forte : “tatal”, “tatar”, “tataz”, “tatã”, “tatão”. A sílaba tônica, que era a penúltima, passou a ser a última, porque a terminação passou de fraca para forte. Observe o comportamento das terminações “ã” e “ão”: elas são fortes. Compare “irma” (fictícia) com “irmã”. Em “irma” a tônica é “ir”; em “irmã” a tônica é “mã”. É por isso que acentuamos acórdão, órfão, órgão, bênção, bênçãos, para que não rimem com acordeão, mansão, pensão, jargão, em que a tônica é a última sílaba e não a penúltima.

Um e-leitor citou Maracanãzinho e perguntou se esta palavra não deveria ser pronunciada como proparoxítona. A resposta é “não”. O til em Maracanãzinho não é uma terminação. Ele não torna forte a sílaba em que ocorre. É bom também não confundir til com acento. Til é notação léxica, assim como os acentos.   

ADALBERTO ALVES DE SOUSA