MISERICÓRDIA (Oswaldo Jacob)

alt
Esta é uma das palavras mais lindas do vocabulário cristão. Significa “o coração voltado para a miséria alheia”. Vivenciada, ela exalta o Deus que é misericórdia puríssima. É um dos Seus atributos (qualidades) morais. “Suas misericórdias não têm fim e são novas a cada manhã”, testemunha o profeta Jeremias em suas lamentações (Lm 3.22,23). O cego Bartimeu pediu a Jesus  misericórdia para si.
Devemos exercer a misericórdia com alegria. Ela traz saúde para o corpo e para a alma e o espírito. Equilibra as emoções. Dá sustentabilidade às ações. Abençoa os que a utilizam e os que a recebem. Um coração misericordioso é um coração saudável,  sensível às necessidades do próximo e que glorifica a Deus, nosso Pai. Há coerência em quem a exercita. 
Jesus é a misericórdia encarnada, feita carne. Por onde passou agiu com misericórdia: Na experiência com a mulher pega em adultério, com Zaqueu, com a mulher pecadora na casa de Simão, com os dez leprosos, com as crianças e com todas as pessoas que sofriam preconceitos e eram alijadas do convívio social.  Sejamos misericordiosos à semelhança dAquele que deu-se a Si mesmo por nós na cruz e que disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Misericórdia em ação.