FOCO NO PRINCIPAL (Richard José Vasques)

A luz, na forma como a conhecemos, é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige (direção definida).

 O Raio Laser é uma fonte de luz de alta luminosidade comparada com outras fontes de luz de mesma potência. Luminosidade é a potência com a qual a luz é emitida em determinada área, permitindo focar o raio em um pequeno ponto. Em razão de suas características, o laser é muito aplicado em cirurgias médicas, pesquisas científicas, leitores de CD/DVD. Na indústria, o laser tem sido muito utilizado para corte e solda (junção) de materiais. Cito apenas esses exemplos, pois o raio laser tem inúmeras aplicações.

 

                                      

                                                Raio de Luz                                                                           Raio Laser                   

 

A luz (natural ou artificial) tem funções importantes para nós, como a claridade e o calor dos ambientes. A luz concentrada tem a capacidade de eliminar um tumor maligno e permitir que a pessoa volte a ter uma vida normal. Eu mesmo passei por cirurgias em meus olhos para a correção de miopia, e deixei de usar óculos para longe. Essas cirurgias foram feitas em no máximo 10 minutos cada olho e seus efeitos positivos duram até hoje (12 anos após). A concentração da luz permitiu que a medicina a usasse nesse sentido. Isso só é possível porque a luz concentrada (laser) pode agir diretamente no ponto em questão, no ponto certo. Isso é FOCO. Focar onde é preciso. Focar no principal.

No dia 5/12/10, o Pr. Israel perguntou durante sua mensagem no culto matutino da nossa igreja: “O que é Natal para você?” Várias pessoas compartilharam o seu entendimento sobre isso e eu fiquei pensando no quanto somos dispersos, no quanto precisamos pensar no principal, naquilo que deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas, o que nos leva a também pensar em prioridade.

E o que seria o principal? O que deveria ser a prioridade de nossas vidas? Para nós, cristãos, e particularmente para mim, o principal é Jesus. Porém, muitas vezes desviamos o foco do nosso olhar, do nosso pensamento e de nossas ações para outras coisas que não são tão importantes, dando a elas a importância que elas não têm. Damos importância e prioridade àquilo que é passageiro. Pare um pouquinho e pense em que você está concentrando o seu tempo, seu pensamento, sua preocupação. Você irá concluir que são em coisas passageiras, temporais. O Apóstolo Paulo disse: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento (FOCO) nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3.1-2).              
Rotineiramente temos invertido essa instrução: nosso foco está sempre nas coisas terrenas em vez de estar nas coisas do alto. Olhe bem ao seu redor (na sua casa, na sua família, na sua igreja, no seu prédio, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, no seu país, no mundo todo) e veja como isso é uma verdade. Talvez nessa época do ano, em que os cristãos comemoram o Natal (a vinda de Cristo ao mundo em forma humana), isso aconteça ainda de forma mais intensa.

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro aí também estará o seu coração.” (Mateus 5.19-21). Quando buscamos as coisas do alto (eternas, que permanecem), Cristo está conosco. O hino 137 do HCC diz assim: “Porque vivo está, o amanhã enfrento; sim, vivo está, não temerei; pois eu bem sei que é dele o meu futuro; e a vida vale à pena, Cristo vivo está.”

 

Onde está o seu foco? No principal?

 

 

Richard José Vasques

E-mail   : rjv@rjv.com.br

Website: www.rjv.com.br