AFLIÇÃO (Richard José Vasques)

A aflição é um sentimento de preocupação com alguma causa ou coisa em que vá afetar a nossa vida direta, ou indiretamente. É ainda a sensação de que algo "não está certo", ou de que alguma coisa errada ou possa acontecer (adaptado de Wikepédia).


Pode ser que aflição seja uma palavra muito forte, mas foi a primeira que me veio à mente quando enfrentei, nessa semana, uma situação que considerei não estar correta. Naquele momento, as coisas para mim não iam bem, estavam erradas e provavelmente sem possibilidade de se ter a chance de recuperação. Isso, além de me deixar preocupado, deixou-me muito triste. Você já passou por isso? Teve ou está tendo alguma situação que o deixou, ou tem deixado triste, preocupado?

 

Creio que eu não seja a exceção. Jesus nos dissse: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16.33b NVI)

 

Ter ânimo? Como? Quando focamos no problema, a nossa tensão só aumenta, e isso não nos ajudará a acharmos a solução para ele. Temos a tendência de ficar “remoendo” o problema e nos afligindo mais e mais. É preciso ir em frente; encarar a situação e pensar no que precisa ser feito para minimizar esse impacto. Até aqui tudo bem. Pode não ser muito fácil, mas é no mínimo racional.

 

Mas e quanto à falta de paz em seu interior, ao vazio provocado em seu peito? Como amenizar isso? Aí vem Jesus de novo: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11.28 NVI)

 

Focar no que é preciso, no que é importante. Descansar no Senhor. Só nEle é que encontraremos a paz necessária para buscarmos as soluções para todas as situações. Para isso é preciso orar e estar preparado para ouvir Deus lhe falar. Desligar-se de tudo e se colocar diante do Senhor, pedindo a Ele que tome conta de cada detalhe, de cada situação, de cada pessoa envolvida (não é fácil, mas é preciso confiar, exercitar isso).

 

Após agir assim fiquei em paz e trabalhei para que aquilo que me afligia pudesse ter um desenvolvimento melhor a partir daquele momento. E teve. Esse é o segredo que muitas vezes não praticamos ou não queremos praticar, talvez por pensar que as soluções estarão sempre em nós, e que sem nós nada poderá ser feito. Jesus nos lembra: “… pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. (João 15.5b – NVI)

 

A solução não está em você, está nEle. Pratique a oração: “A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5.16b NVI)

 

Você crê nisso?

 

Richard José Vasques

E-mail   : rjv@rjv.com.br

Website: www.rjv.com.br