Já percebeu que desejamos fazer tudo de uma só vez, e como isso muitas vezes nos deixa tensos? Será que vai dar? Tem que dar, isso não pode ficar para depois. Note que não é só uma coisa com esse enfoque, mas diversas coisas ao mesmo tempo. Quando as coisas vão bem, achamos que realmente somos bons nisso, que sempre vai ser assim. Agora quando não dá certo, o impacto muitas vezes é significante, além de gerar stress, que se estende a outros (mulher, marido, filho, filha, pai, mãe, amigo, amiga, irmão, irmã, namorado, namorada, e por aí vai).
Prioridade significa eleger o que vem em primeiro lugar, o que é mais importante para nós. A pergunta seguinte é: em qual área de nossa vida? Que áreas são essas que impactam nossas vidas? Penso que temos, no mínimo, as seguintes dimensões para considerar: familiar, profissional, espiritual, financeira, física (saúde), intelectual e social. Note que essas áreas geralmente têm uma conotação de coletivo, com mais de uma pessoa envolvida. Existem também as situações de características individuais, aquelas em que somente você está envolvido. Estas também requerem priorização, e podem até ser aquelas que consideremos as mais importantes. Podemos então ter prioridades em cada uma dessas áreas e depois ter que eleger prioridades entre elas. Outra pergunta importante é qual será o impacto sobre as demais áreas?
Ao definir prioridades, você irá descobrir conflitos com outras áreas, prioridades, objetivos. É importante parar para analisar os efeitos desse impacto e como minimizá-los. De forma geral, impactamos outras pessoas, e se não tomarmos cuidado ou se não agirmos com sabedoria, o efeito pode ser muito negativo, nocivo e destruidor. Para concretizar nossas prioridades precisamos definir ações e a seqüência em que elas devem ocorrer. Por exemplo, ao buscar soluções na área financeira, você pode planejar o seguinte (dicas do site www.financaspraticas.com.br):
1. Pagar suas dívidas
2. Começar a poupar. Um amigo meu me disse o seguinte: “não o importa o quanto você ganha, o que importa é quanto você poupa.”
3. Programar uma reserva financeira
4. Quitar o seu financiamento imobiliário
5. Planejar onde investir no futuro (pode ser um passeio, um jantar, uma festa, uma aquisição, férias)
Numa das mensagens dominicais do Pr. Israel Belo de Azevedo, ele falou sobre agenda, e perguntou: “como anda a sua agenda?” Podemos dizer que fazemos e acontecemos, que nos comprometemos com isso ou aquilo, mas a nossa agenda vai revelar quais são realmente as nossas prioridades. Jesus disse: “…onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6.21) Verdadeiramente onde está o seu coração considerando todas as áreas de sua vida? Ele pode estar em áreas diferentes, dependendo do momento e das demandas de cada área.
Então a priorização deve ser uma coisa dinâmica, não é engessada: “programei isso e pronto, não dá para não fazer o que foi programado.” Note que dá para refletir bastante dentro desse quadro. Mesmo assim não é para ficar somente refletindo, é preciso agir, tomar a decisão de qual caminho seguir e ir em frente. Em minha primeira viagem a Maui, no Havaí, para participar do treinamento em Liderança Avançada do Instituto Haggai, a pessoa que me indicou disse para eu fazer um diário, registrando tudo o que acontecesse lá diariamente. Tive que me disciplinar para fazer isso. Ao fazer isso passei a realizar minhas devocionais diárias, de forma regular, o que não acontecia até então.
Disciplina. Sem disciplina você se desvia do seu foco, daquilo que você decidiu priorizar, e obviamente não obterá nenhum resultado. Priorize o seu tempo para atender o que é mais importante em cada área de sua vida. É preciso desempenhar os papéis dessa peça chamada sua vida. Mantenha seu foco na ação. Defina precisamente onde agir e concentre seu esforço ali. Busque a direção de Deus para isso. Jesus continua dando dica para não sermos dispersos e nos auxiliar na priorização: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir’. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.31 e 33).
Charles Chaplin também nos lembra de focar na ação: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” A peça precisa ser realizada. Sua vida precisa ser vivida. Um abraço, boa semana.
E-mail: rjv@uol.com.br Website: www.rjv.com.br