DEPENDÊNCIA (Richard José Vasques)

alt
Comecei a ler o livro indicado pelo meu pastor, Israel Belo de Azevedo, de autoria de Paul Miller – “O Poder de uma Vida de Oração” (www.vidanova.com.br). Vasculhei o índice e decidi começar pelo capítulo 7 em vez de iniciar pelo capítulo 1. Fui atraído pelo título do capítulo: “Clame ‘Aba, Pai’, sem cessar”. Ao terminar a leitura desse capítulo, li o seguinte (nº 8): “Curve o seu coração diante do Pai”. Clame ao Pai, coloque-se diante dele. Em outras palavras, exercite depender dele. Depender de Deus. Colocar seus pensamentos, dificuldades, necessidades, desafios, sonhos, desejos, expectativas, ansiedades, nas mãos dele e esperar.

 

Paralelamente, em uma das minhas devocionais diárias, que faço usando o Pão Diário da Rádio Transmundial (www.transmundial.com.br), li o seguinte, escrito por Vanderlei Schach: “Não pense que o Senhor está muito distante, mas creia que ele pode mudar sua vida e também dar proteção nas horas de perigo, ser amigo quando ninguém mais lhe oferece amizade e mostrar-se um refúgio seguro em tempos difíceis.” Essa frase pode nos sugerir: dependa dele.

 

Note que os verbos sublinhados denotam ação. Podemos entender que é preciso fazer a nossa parte. “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” (ditado popular). É preciso então colocar as nossas expectativas diante de Deus e descansar. Depender e confiar. A Bíblia nos diz para não dependermos dos homens: “Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.” (1 Tessalonicenses 4.11-12).

 

Não depender de homens e sim depender de Deus. O livro de Paul Miller nos orienta a como fazer isso através da oração (que é o caminho). Orar significa conversar com Deus. Como Deus é uma pessoa, seria como “bater um papo” com Ele. Veja que Paul Miller usa o termo Pai para Deus, como Jesus usou várias vezes. E a tradução para Aba é papai, ou paizinho, demonstrando relação de afeição e de proximidade. Deus é alguém com quem você pode conversar sobre qualquer assunto para buscar direção, em qualquer momento.

 

A pergunta é: queremos fazer isso? Queremos buscar a direção de Deus ou traçar nossa própria direção? Muitas vezes queremos nos colocar no lugar de Deus, como sugere o título de um trabalho musical: dEUs. Precisamos tomar cuidado em relação a isso. Creio que você já tenha tido a experiência de se deparar com uma situação na qual se considerou impotente, sem ter como resolver ou como tomar qualquer ação.

 

Lembrei-me também de Phil Hodges, que foi meu professor num treinamento chamado Lead Like Jesus, que foca na Liderança Servidora (Servant Leaderhip). Em seu livro “The Servant Leader” há uma página orientando como orar. Ele usa o acróstico ACTS para nos ajudar a lembrar o que ele chamou de as quatro partes básicas de uma oração.

 

A

Adoration

Adoração

Expresse o seu amor por Deus, reconheça a soberania dele.

C

Confession

Confissão

Confesse os seus pecados para se purificar, pois ele apaga os pecados confessados. Lembre-se que estando impuro, não há como se aproximar de Deus, pois Ele é Santo.

T

Thanksgiving

Agradecimento

Agradeça a Deus por tudo o que ele tem feito em sua vida desde a última vez que você conversou com ele (pode ser dias, horas, minutos, segundos atrás).

S

Supplication

Súplica, Pedido

Peça o que você precisa. Comece intercedendo pelos outros e depois apresente as suas necessidades. Phil Hodges diz que é permitido fazer uma “lista de desejos”, pois de acordo com a Palavra de Deus, nós podemos pedir com confiança, pois Ele tem cuidado de nós.

 

A tradução de ACTS para o Português é Atos, que nos sugere novamente ação. É preciso agir: Adorar, Confessar, Agradecer e Suplicar. Tudo isso com fé, crendo. O desafio é fazer isso de forma sintonizada, durante todos os nossos dias, não só num momento específico, mas quando estivermos andando, dirigindo, comendo, trabalhando, cantando, chorando, rindo, etc. Hora de começar a agir na dependência de Deus. Claro que também é um exercício para mim. Boa semana.

 

E-mail: rjv@uol.com.br    Website: www.rjv.com.br