Roteiro para Pequenos Grupos: CINCO OLHARES PARA A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO, O AMIGO DO SENHOR, 1 (Carlos Magalhães)

João 11:1-46
 
PRIMEIRO OLHAR – O TEMPO (v. 17)
 
 
Repare que João Marcos é mandado à Jesus a fim de avisá-lo acerca da enfermidade de Lázaro. Ele demora um dia de viagem. Neste meio tempo, Lázaro morre, mas Jesus ainda espera dois dias para ir até Betânia. A ida de Jesus demora mais um dia de viagem.
 
Por que Jesus esperou para ir ressuscitar o amigo?
 
O Mestre precisava esperar que Lázaro estivesse há quatro dias morto para ressuscitá-lo. Isto porque havia uma crença judaica muito popular nos tempos do Novo Testamento que dizia que depois de três dias o espírito do ser humano era tomado por Deus e sua ressurreição tornava-se impossível.
 
Jesus ter ressuscitado Lázaro no quarto dia é um milagre que apenas o Messias seria capaz de realizar, assim criam os seus contemporâneos. E assim Jesus agiu.
 
A ressurreição de Lázaro é antes de tudo a prova que o Deus que está fora da história, portanto não tem o tempo como empecilho, age dentro da história. O tempo não significa nada para Deus e Ele pode agir no tempo que quiser. Confiar em Deus é também confiar que Ele agirá de maneira total dentro de nossa história. Porque para nós o tempo é uma realidade bastante amedrontadora, afinal “quem não sabe quanto tempo tem, tem muito pouco tempo”.

Roteiro preparado por CARLOS MAGALHÃES, pastor-adjunto na Segunda Igreja Batista de Campos, RJ, onde os roteiros são usados.