A HISTÓRIA DE UM BATISMO (Sylvio Macri)


Era alto funcionário de um reino do leste da África e estava viajando por uma estrada deserta, de volta ao seu país. A viagem era longa e entediante, pois era feita em uma carruagem puxada por animais. Para aproveitar o tempo, o homem lia um livro que teria comprado na cidade de Jerusalém, lugar de onde vinha.

Na mesma estrada ia outro homem, que viajava a pé.  Aproximando-se do carro do africano, ouviu nitidamente as palavras que este lia, pois era costume da época ler em voz alta.  Ele conhecia o livro que o africano lia; tinha até uma interpretação específica para o trecho cuja leitura ouvira. Por isso perguntou ao africano se ele entendia o que lia. Em resposta, ouviu que não e foi convidado a subir no carro, assentar-se e explicar-lhe. A partir desta explicação, mudou completamente a vida do alto funcionário africano e da sua própria nação.        

Esta história foi contada em Atos 8:26-40. O alto funcionário era o tesoureiro da rainha da Etiópia, o homem que viajava a pé era o evangelista Filipe, o livro era a profecia de Isaías e o trecho que estava sendo lido era o capítulo 53. O encontro entre os dois foi providenciado pelo Espírito Santo, e a explicação que mudou a vida do africano foi que aquele trecho falava de Jesus, o Cristo (Messias) que Deus enviou ao mundo para morrer em nosso lugar, a fim de obter perdão para o nosso pecado e salvar as nossas vidas para sempre.           
                                   
O ensino de Filipe foi tão abrangente que o africano entendeu perfeitamente que, se alguém crê em Jesus Cristo como seu Salvador, deve ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a sua própria ordem (Mt. 28:18-20). Assim, ao chegar a um ponto em que a estrada cruzava um rio, pediu para ser batizado, pois acabara de alcançar a convicção de que Jesus era o seu Salvador. E ele, que vinha lendo a Bíblia sem entender muito bem, passou a ter uma nova visão das Escrituras e tornou-se uma testemunha de Jesus em sua nação. Os historiadores dizem que foi a partir daí que surgiu a igreja de Cristo na Etiópia, a mais antiga do mundo.

A lição desta história é que quando batizamos alguém, seja quem for, nunca se sabe o que Deus fará através dessa pessoa.