Viver neste mundo sem entrar em sua fôrma é um grande desafio! Não se deixar moldar pelos valores do nosso tempo e rejeitar as formatações propostas pela mente do mundo é, ao mesmo tempo, difícil, urgente, necessário e possível, se o nosso ideal é imitar Cristo e agradar Deus.
Difícil, porque a pressão e os apelos do mundo secularizado são muito intensos e ardis. São armadilhas, ciladas, seduções, simulações e todo tipo de chantagens e tentativas de suborno moral e religioso que tornam o ideal de resistir à fôrma do mundo, uma verdadeira guerra espiritual.
Urgente, pelo fato de não termos tempo a perder. Dizer não aos bezerros de ouro, guardar-nos dos manjares da atualidade e preservarmo-nos da corrupção que graça em todos os meandros da sociedade, são posicionamentos a serem adotados agora. Procrastinar aqui pode custar caro demais.
Necessário porque, a menos que rejeitemos de pronto essa fôrma, jamais conseguiremos ter a mente de Cristo. Enquanto não nos fecharmos radicalmente para as formatações oferecidas por uma mentalidade contaminada e dominada por tudo o que ofende a Deus, não poderemos vivenciar a realização plena do querer divino no nosso viver (Romanos 12.1,2 ).
Possível em função da morte de Jesus na cruz do Calvário, fazendo o véu do santuário fender-se de alto a baixo, revelando todo intento do mal, viabilizando a destruição fortalezas em nossas mentes com o fim de levar cativo todo pensamento a Cristo ( 2 Cor.10.5).
Sendo assim, se desejarmos nos manter espiritualmente em forma, com saúde integral e em franco crescimento em Cristo, é fundamental ficarmos longe o quanto pudermos da fôrma deste mundo. E isso é difícil, mas é urgente, necessário e possível unicamente pela intermediação de Jesus Cristo, a quem reconhecemos e creditamos toda honra e glória.
BOA NOITE!
Lécio Dornas