Quando comecei dar meus primeiros passos nas lides gerenciais, há quase 25 anos, recebi de um administrador experiente um conselho prático. Sugeriu-me que mantivesse sobre minha mesa três bandejas de documentos: Uma para a minha secretária colocar tudo o que chegasse para eu analisar e decidir; a segunda era para eu colocar tudo o que fosse para ela dar encaminhamento, após minha análise e/ou decisão; a terceira seria para eu colocar coisas que eu não quisesse ou não pudesse resolver na hora, ficaria com os assuntos pendentes.
Ao seguir o conselho verifiquei a eficácia das duas primeiras bandejas. De fato elas funcionavam e imprimiam ritmo e andamento, pois ajudava a que todos os assuntos seguisse seu fluxo.
O problema foi a bandeja das pendências… Cada dia eu colocava um documento ali e nunca tinha tempo de me dedicar a ela. Com o tempo, tudo o que eu sentia que ia me dar um pouco mais de trabalho, eu já colocava na bandeja das pendências
Um dia precisei parar tudo e resolver todas as pendências. Foi duro… Quando terminei, decidi aposentar a bandeja das pendências.
Existe uma bandeja de pendências na sua vida? Uma conversa séria que você precisa ter com alguém, uma decisão que você precisa tomar, um vício a ser abandonado, um pedido de perdão a ser feito, uma situação a ser esclarecida ou resolvida, um empréstimo a ser pago, um favor a ser retribuído, A Bíblia que você não leu, a pessoa para quem você ainda não anunciou o Evangelho, enfim… Pendências.
Comece hoje a resolver problemas ou situações pendentes em sua vida. Pare e comece logo a tratar de cada uma delas. Não permita que se acumulem novamente.
Pendências acumuladas tendem a paralisar setores importantes da vida. Podem comprometer áreas relevantes, prejudicar relacionamentos ou agravar crises. Melhor mesmo é eliminá-las logo!
BOA NOITE!
Lécio Dornas