pastores segundo o coração de deus
“E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos guiarão com conhecimento e discernimento.” (Jr. 3.15)
Na verdade, Jeremias estava chamando de “pastores” os governantes de Judá, mas é possível aplicar este versículo aos líderes de nossas igrejas também chamados “pastores” pelo próprio Senhor Jesus, quando disse a Pedro: “Pastoreia as minhas ovelhas.” (Jo. 21.16). E por Paulo, falando aos líderes da igreja de Éfeso: “O Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreardes a igreja de Deus, que ele comprou com o próprio sangue.” (At. 20.28).
Pastores segundo o coração de Deus buscam ter um coração puro, onde não haja abrigo para a falsidade, a deslealdade e a ambigüidade. Buscam santidade porque desejam ser “santos como Deus é santo” (I Pd. 1.15,16), para que possam servir de exemplo ao rebanho (I Co. 11.1). Pastores segundo coração de Deus lutam para ter um coração isento de toda a malícia, preconceitos, maus juízos, parcialidades e segundas intenções, e cheio de justiça.
Pastores segundo o coração de Deus buscam ter um coração que ama, mesmo quando as pessoas a serem amadas os tratem como inimigos; um coração que cuida, mesmo quando as ovelhas sejam problemáticas; um coração que se interessa e se importa com as pessoas. Pastores segundo o coração de Deus farão de bom grado o que for preciso para suprir as necessidades de suas ovelhas, pois estas são parte da sua própria vida e missão.
Pastores segundo o coração de Deus buscam ter um coração cheio de misericórdia, pronto a perdoar e a buscar o perdão, a consolar e a confortar, a animar e a encorajar. Pastores segundo o coração de Deus se preocupam com suas ovelhas e seus problemas (II Co. 11.28). Convivem com os fortes, mas protegem e cuidam dos fracos. Aprovam os que vivem em santidade, mas tratam com respeito e carinho os que sucumbiram ao pecado.
Pastores segundo o coração de Deus, buscam ter um coração cheio de esperança, que transmita segurança e certeza às ovelhas. Um coração otimista e luminoso, em que o Espírito Santo habite plenamente, e por isso transmita alegria, fervor e entusiasmo à igreja. Pastores segundo o coração de Deus desejam ter um coração cheio da graça do Senhor, que muda as circunstâncias e transforma a dureza em suavidade. Que todos os pastores possam ser segundo o coração de Deus.
Pr. Sylvio Macri