Palavra de Esperança: UM SACERDOTE DA ORDEM DE MELQUISEDEQUE

Salmo 110.1-5 — UM SACERDOTE DA ORDEM DE MELQUISEDEQUE

Novamente, a poesia é profecia:
"Disse o Senhor ao meu Senhor:
`Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo:
`Domina entre os teus inimigos`.
Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. O Senhor jurou e não se arrependerá:
`Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque`.
O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis. Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra" (Salmo 110.1-5).

. Quem está assentado à direita de Deus? — Paulo, entre outros, nos garante que Jesus está à direita de Deus e intercede por nós (Romanos 8.34). O autor aos Hebreus pergunta, embora em forma interrogativa: "Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?" (Hebreus 1.13)
. Quem julgará o mundo? — Quando recomenda a Paulo a que se dedique à pregação, exalta a Jesus como aquele que haverá "de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino" (2Timóteo 4.1).
Quem é sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque? — O autor aos Hebreus evoca várias vezes este traço biográfico de Jesus, que foi "nomeado por Deus sumo-sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hebreus 5.10).