NÃO POSSO ORAR POR ISSO…

O pastor Carlos Daniel de Campos escreveu uma breve nota, que merece a nossa reflexão:

"Desculpe, mas não posso orar por isso…
Ao adolescente que pede oração para passar nos testes ou no vestibular, mas que a todo momento, desde a manhã até a madrugada, está atualizando seus posts no Facebook, Twitter ou outro espaço virtual: desculpe, mas não posso orar por isso.
Ao desempregado que afirma ter enviado apenas poucos currículos, mas não sai, diariamente, para procurar um trabalho e sempre exige os mais altos salários e benefícios: desculpe, mas não posso orar por isso.
Ao dependente que deseja deixar o vício, mas não toma nenhuma atitude para que isso aconteça, continua “flertando” com aquilo que o aprisiona: desculpe, mas não posso orar por isso.
CONTUDO, penso que posso fazer duas coisas. Uma é caminhar com essas pessoas, se me permitido por elas for, e a outra é orar para que Deus provoque no coração delas o despertar para uma ação primeira que pode desencadear a ‘bênção’ esperada. Na maioria das vezes, queremos apenas que as coisas se resolvam, mas não fazemos nada para que elas aconteçam. `Por que clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que marchem` (Êxodo 14.15)"

Pode ser que nenhuma das atitudes mencionados marque a sua vida, mas pode ser que haja outra, similar. Nesse caso, convide o Espírito Santo para sondar a sua vida e mostrar o caminho por onde andar.
Pode ser que você faça o que lhe caiba, mas pode ser que tenda, quem sabe se escorando numa legítima promessa bíblica, a cruzar os braços em lugar de os movimentar. Nesse caso, peça o Espírito Santo que lhe dê discernimento, para que vá além de frases feitas, mesmo que isto contrarie a sua tendência.
Pensemos juntos na história de Noé. Deus tomou a iniciativa de o colocar numa tarefa (construir uma arca para abrigar os que seriam salvos). Deus não construiu a arca. Foi coisa humana: foi coisa de Noé. Noé não fez a chuva cair: foi coisa divina.
Vamos ler juntos a história de novo: Gênesis 6 e 7. Releiamos Gênesis 6.22: "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Lhe lhe ordenara". Assim fez Noé. Releiamos agora Gênesis 7.16, que complementa a informação anterior: "E o Senhor fechou a porta após ele". A porta tinha que ser fechada do lado de fora. Deus não esperou que Noé, que estava do lado de dentro, fechasse a porta.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO