Quais são meus hábitos espirituais? (Série MENTORIA ESPIRITUAL, 5)

(Lucas 6.12)

Desejo levar você a fazer um inventario dos seus hábitos. O que você faz regularmente a cada dia?
Imaginemos um dia na vida de uma pessoa que se afirma crente em Jesus como seu Salvador e Senhor. Imaginemos um dia na vida de uma pessoa que afirma conduzir a sua vida pelos princípios da Bíblia, que considera ser a Palavra de Deus.
Imaginemos um dia vida de uma pessoa que diz ter certeza de uma vida eterna, vida após esta vida, esta, sim, vivida integralmente na presença de Deus
Como deve este dia?

Vamos organizar este dia em tarefas e tempo gasto nestas tarefas (em horas).

PESSOA 1 (trabalhador)
Se esta pessoa trabalha (seja em casa ou fora de casa), seu dia deve ter a seguinte rotina:

. Trabalho (locomoção e refeição incluídas) — 12 horas
. Sono — 8 horas (acumuladas: 20)
. Higiene pessoal — 1 hora (21 horas)
. Refeições — 1 hora (22 horas)

Sobram-lhe 2 horas, sob sua gestão, para:
. Lazer (televisão, leitura, internet, jogos eletrônicos)
. Atividades físicas
. Leitura da Bíblia e oração
. Descanso

PESSOA 2 (estudante)
Se esta pessoa apenas estuda, podemos imaginar o seguinte inventario:

. Estudo (em casa e/ou na escola) — 10 horas
. Sono — 8 horas (acumuladas: 18)
. Higiene pessoal — 1 hora (19 horas)
. Refeições — 1 hora (20 horas)

Sobram-lhe 4 horas, sob sua gestão, para:
. Lazer (televisão, leitura, internet, jogos eletrônicos)
. Atividades físicas
. Leitura da Bíblia e oração
. Descanso

Talvez você diga: não é assim que gasto o meu tempo.

Chegamos ao nosso objetivo, que é levar você a fazer um inventário de seus hábitos em geral e hábitos espirituais em particular.
Como você gasta o seu tempo?

1. Mapeie o seu tempo
De um modo honesto, mapeie o seu dia, para perceber como o passa.
Como você passa o seu tempo em coisas fora do seu controle?
Como você gasta o tempo que pode realmente administrar?

2. Reorganize seu tempo, segundo os seus desejos
O que você quer realizar na vida?
Você domina o tempo ou o tempo o domina?
Você termina o dia com a sensação que perdeu tempo ou deixando coisas para o dia seguinte?
Leve em conta que nosso tempo é organizada. Na verdade, nossa vida é rotineira, mesmo que essa rotina não esteja escrita. Uma pessoa que não tem hora para dormir, e vai dormir tarde da noite, tem uma rotina; em geral, ela dorme nas mesmas horas. Uma pessoa que não tem hora para acordar, na verdade, ela acorda nas mesmas horas.
Isto implica em fazer uma revisão da sua vida. Devemos sempre fazer isto. Somos pilotos de um barco que precisam saber para onde vai a embarcação.
Você está disposto a fazer a revisão? Uma revisão implica em coragem para as correções que se fizerem necessárias.

3. Seja senhor do seu tempo, para o passar na consciência que está na presença do Senhor.
Davi dizia que tinha o Senhor Deus sempre diante dele (Salmo 16.8).
Paulo nos pede para orar sem cessar — ou continuamente (1Tessalonicenses 5.17).
Davi e Paulo trabalhavam, comiam, se divertiam. Davi guerreava, governava, compunha e amava. Aprendemos na Bíblia que Davi era um homem que consultava a Deus quando tinha que tomar decisões (1Samuel 23.4, 2Samuel 5.23, 1Crônicas 14.14, entre outras situações) e desfrutava grande prazer em meditar nas palavras de Deus (Salmo 1.2), a quem considerava como luzes para a sua caminhada (Salmo 119.105).
Paulo viajava, pregava, estudava e escrevia. Paulo era um homem de oração. Paulo era um homem de ação. Qual era o seu método? Ele o apresenta:
"Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado".(1Coríntios 9.26-27)

Davi e Paulo agiam. Devemos imitá-los.
Devemos imitá-los porque eles apontam para Jesus.
Jesus comia e se divertia. Jesus dormia, estudava (leu e interpretou as Escrituras quando a oportunidade lhe foi dada — Lucas 14.16-21) e trabalhava. Mesmo quando começou sua missão de Messias, Jesus se relacionava com os amigos, curava e ensinava. E diz o Novo Testamento que ele orava.
Um momento só nos basta por agora. Lemos em Lucas 6.12 a seguinte informação:

"Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus".

Diante desta informação, você olha para a sua vida, para o modo como gasta o seu tempo, nas noites que passou jogando ou conversando, ao fim das quais talvez tenha dito: perdi o meu tempo.
Talvez esta informação lhe leve a pensar que tem gasto compulsivamente (fora do seu controle) o seu tempo com ações que resultam em prazer e dependência.

Então, você toma uma decisão. Parabéns.
Vai mapear o seu tempo, para ver como está realmente vivendo. Parabéns.
Vai reorganizar o seu tempo, para ter uma vida com mais qualidade, em todas as áreas. Parabéns.
Vai ser o senhor do seu tempo para que Deus seja de fato o Senhor da sua vida. Parabéns.
Vai dar um jeito de arranjar tempo para a prática do silêncio, isto é, tempo para estar diante de Deus orando e lendo a Bíblia, pensando espiritualmente a vida. Jesus fazia isto e você quer fazer também. Você quer ser como Jesus e não como muitos cristãos, que não oram (a não ser frases feitas, da boca para fora) e não lêem regularmente a Bíblia, que não leram ainda toda. Ao contrario, você decidiu tornar a Bíblia parte da sua vida.

Além de lhe dar parabéns, ofereço-lhe algumas sugestões práticas:

. Comece hoje. Não comece amanhã. Amanhã já poderá ter se envolvido com a agenda natural da sua vida. Se você quer ter hábitos espirituais saudáveis, comece hoje.

. Leve em conta quem você é. Use esta informação a seu favor, não contra. Conheça seu ritmo. Comece nele e depois reorganize seu ritmo para propósitos espirituais. Não faça o que não é capaz de fazer. Vá forçando aos poucos.

. Faça uma brecha no seu tempo para ler a Bíblia e orar. Se você não faz isto habitualmente, não queira começar com uma hora todo dia. Não vai dar certo. Comece com alguns minutos (15, por exemplo) e vá aumentando. Se você é dispersivo, faça intervalos. Não leia apenas e ore ao final. Ore um pouco e leia. Ore mais um pouco e leia. Ao final, ore. Você vai querer mais.
Ao ler a Bíblia, tenha uma meta, siga um plano. Marque o que já leu. Registre as perguntas ou dúvidas. Pesquise, na hora (se tiver tempo) ou depois.

. Leia bons livros.
O ideal é que esteja sempre lendo um livro, clássico ou recente.
Não importa o gênero. Se você gosta de biografias, leia biografias. Se gosta de poesias, leia bons poetas. Se gosta de ensaios, leias os bons. Se gosta de autoajuda, leia bons autores de autoajuda, aqueles que não vivem oferendo fórmulas, mas ajudam você a pensar, decidir e mudar.
Não leia apenas livros cristãos, mas submeta todos (até mesmo os cristãos) à aprovação da Palavra de Deus. Compare os conceitos. Fique com os da Bíblia.
O mesmo se aplica a músicas e filmes. Você não precisa ser um alienado e só ouvir músicas cristãs ou filmes bíblicos. Até mesmo aqueles que são "apenas" passatempo, ensinam algo. Confira suas ideologias com os ensinos bíblicos. Se você tem a mente de Cristo, você pensa biblicamente.

. Ponha em prática o que você crê.
Tiago 1.23-27 (conforme o salmo 15) nos orienta de uma forma que não podemos esquecer:

"Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo".

Viva como cristão, amando a Jesus, que disse:
"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14.21).

ISRAEL BELO DE AZEVEDO