Palavra de Esperança: DERROTA CERTA

1 Crônicas 19 a 20; Salmo 68
Refletindo: 1 Crônicas 20 — DERROTA CERTA

Na antiguidade do oriente médio, as guerras tinham um calendário. A primavera era a época propícia. Nas outras estações, o inimigo seria a própria natureza, não o outro povo.
Quando estive nas  terras bíblicas, senti isto nitidamente, sobretudo na antiga Edom (hoje Jordânia), do outro lado do rio Jordão. As montanhas são de difícil acesso. O frio é intenso. Enfrentar ali o inimigo é perder.
Esta informação mostra, sobretudo, a natureza beligerante (guerreira) do ser humano. Decorridos três milênios do tempo do rei Davi, os reis de hoje ainda saem às guerras, não importa a estação do ano. O custo anual dos esforços de guerra no mundo ultrapassa a cifra de um trilhão de dólares.
Os reis saem às guerras porque os seres humanos somos beligerantes. Lá no fundo, todos cremos que deve valer a máxima antiga: olho por olho, dente por dente. Os cristãos, sabendo disso, devemos nos vigiar a nós mesmos. Só assim buscaremos aquelas qualidades de quem tem o Espírito Santo, que inclui amor, benignidade, bondade, mansidão e paz, entre outras.