1Samuel 10: ESCONDIDO NA BAGAGEM

ESCONDIDO NA BAGAGEM
1Samuel 10

Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 13/02/2000, noite

1.  INTRODUÇÃO
1.1. A pérola perdida: perdido na bagagem. Quantas vezes não nos portamos com Saul!
1.2. Síntese da história, em seus três episódios.
. Abertura (v. 1)
. Saul profeta (vv. 2-16)
. Saul rei (vv. 17-27)
ESCONDIDO NA BAGA
2. PODEMOS NOS ESCONDER NA BAGAGEM PARA NÃO FAZER O QUE DEUS QUER
Saul, já ungido privadamente (v. 1), embora não ainda publicamente (v. 25), tentou escapar da missão que Deus lhe confiou. Ele não queria se envolver com o trabalho do Senhor.
Deus se manifestou em sua vida e ele chegou a ser contado entre os profetas (vv. 9-11). Como ele, há gente um dia na ativa (que profetizava) que hoje se esconde na bagagem.
Deus tem planos para nós, como teve para Saul, mas nós podemos frustrá-los, como Saul o fez. Saul foi alguém que teve o poder de Deus sobre sua vida e o jogou no lixo.

3. PODEMOS NOS ESCONDER NA BAGAGEM PARA NÃO NOS COMPROMETERMOS
Saul escondeu até do seu tio a sua condição de rei indicado, com medo de se comprometer ou talvez esperar que a escolha não acontecesse.
Este é um dos fracassos do Cristianismo. Há muitos cristãos que não querem se comprometer. A religião que mais cresce no mundo é o islamismo, cujos seguidores entendem que falar/impor Ala é uma guerra santa.
Muitos queremos um Cristianismo de bênçãos para o reino pessoal, mas com pouco compromisso em colocar o Reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
Há muitos cristãos secretos. Se há algum aqui, venha para a Luz: mostre a sua cara.
Um dos cristãos a entristecer o coração de Deus é aquele que adia infinitamente o seu batismo. Ou ele não vive o padrão de Deus ou não quer se comprometer com Deus. Este é daqueles que preferem se comprometer privadamente, para que ninguém lhe lembre do seu compromisso. Isto não é compromisso.

4. PODEMOS NOS ESCONDER NA BAGAGEM COM MEDO DE MUDAR
Nosso medo de mudar pode decorrer de várias fontes.
4.1. Medo em função do tamanho da mudança. Saul, talvez olhando para Samuel (isto é, comparando-se com ele), achou-se incapaz para a obra. Sempre na vida, se olharmos cara a cara para o desafio, tenderemos a não querer enfrentá-lo.
4.2. Medo por não acreditarmos em nós mesmos. Saul era alto e bonito (9.1), mas se encolheu para caber na bagagem. O medo faz com que nos encolhamos para caber na bagagem escondida.

5. PODEMOS NOS ESCONDER NA BAGAGEM QUANDO ESQUECEMOS QUEM DEUS É
A história da sagração de Saul é uma história a mostrar que Deus age, não importam as circunstâncias. Uma das seções mais interessantes desta narrativa relata que uma das características de Deus é que Ele conhece o futuro (vv. 2-10), tal como nós conhecemos nosso passado.
Eu não sei o meu futuro, mas Ele sabe. Você não sabe o seu futuro, mas Ele sabe. Deixe que Ele dirija você para lá. Enquanto isto, faça a sua parte. Não se esconda na bagagem.
Às vezes, esquecemos quem  Deus é por ouvirmos demais os outros. Devemos ouvir os outros, quando aquilo que dizem confere com o projeto de Deus para nós. Quando não, devemos aprender com Saul, que se fez de surdo (v. 27).