E O SUCESSO? (Richard José Vasques)

altO que é sucesso para você? Algumas definições encontradas na Web: (1) Resultado próspero ou favorável de tentativas ou esforços; obtenção de riqueza, posição ou honra; obra que é um grande êxito; (2) Qualquer coisa que sucede: acontecimento, fato, caso ou êxito. (Nota do Autor: vem sempre no fim, até no dicionário). Isso nos lembra de que o único lugar onde Sucesso aparece antes de Trabalho é no dicionário, o que quer dizer que é preciso trabalhar para se obter o sucesso, no fim da realização do seu trabalho.

Segundo Marcos Pontes, astronauta brasileiro, sucesso vem do latim “successu” e significa resultado, ter êxito na campanha. Como cada pessoa tem a sua campanha própria, podemos dizer que o significado de sucesso é diferente para cada um de nós. Podemos dizer então que sucesso é realizar algo conforme as expectativas ou que exceda as expectativas. Mas quais são os objetivos finais dessas expectativas atendidas? O que isso irá verdadeiramente agregar a você ou às outras pessoas? Que legado isso deixará? Coisa complexa! Geralmente não pensamos nisso, vamos só fazendo.

Veja esse texto: Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim. Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera. Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes. Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso, tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem. Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria. Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforçoContudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol”. (Eclesiastes 2:4-11)

Esse texto foi escrito por Salomão. Apesar de tudo o que ele conquistou e realizou, sua conclusão foi de que tudo era vaidade, tudo foi em vão. Que sucesso Salomão obteve? Foi o homem mais rico e sábio que já existiu sobre a face da Terra. Filho do Rei Davi, começou o seu reinado de forma alinhada com Deus, mas à medida que foi crescendo materialmente, passou a ter várias esposas e concubinas, de diversas nacionalidades, tradições e crenças em deuses diferentes do Deus de Israel.

Isso fez com que ele passasse a adorar outros deuses. No final de sua vida e reinado, suas práticas eram totalmente diferentes das do início. Longe de Deus. Como está a sua relação com Deus? Salomão foi orientado por seu pai, antes de sua morte. Veja o que Davi disse a Salomão: “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: Ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde for”. (1 Reis 2:2-3)

E você, o que está ensinando a seus filhos? Como são as suas práticas? Você vive o que crê ou o que diz? Ou é daqueles que dizem: “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Que tipo de sucesso pode advir dessas práticas? Tendemos a relacionar sucesso com aquisição de bens materiais, ou feitos de destaque. Julgamos que aquilo que não apareceu em destaque, de algum modo, não é sucesso. Podem existir sucessos em “coisas corriqueiras”, como por exemplo, no seu relacionamento com seu filho, esposa, marido ou colegas de trabalho?

Se as coisas fluem bem, isso é sucesso. Muitas vezes buscamos coisas e deixamos os relacionamentos de lado. Coisas não preenchem o vazio do nosso coração. Você não conseguirá “enchê-lo” com coisas. Podem até trazer uma alegria superficial e passageira, momentânea. Jesus disse:Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”. (João 14:27). Alegria nas adversidades e nas tribulações: nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Romanos 5:2-5)

Sucesso não está no ter e sim no realizar, mas depende do que você está realizando. Hitler também teve seu sucesso, sua realização, mas com qual finalidade? Aos seus olhos eram resultados fantásticos. Precisamos avaliar o que estamos fazendo. De que forma estamos contribuindo? Nossa realização pode ser considerada insignificante, mas será que é mesmo insignificante? A quem estamos beneficiando? Só a nós?

Nosso desafio é focar em realizações que ajudem os outros a serem melhores e a resolverem os seus problemas. Como você tem encarado as situações que têm se apresentado em sua vida? Dependendo da sua resposta, isso pode ser sucesso. Romanos 8.37 diz que: “somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou” (Jesus); e 2 Coríntios 12.10: quando estamos fracos é que somos fortes”. Boa semana. Rumo ao sucesso.

E-mail: rjv@rjv.com.br     Website: www.rjv.com.br