A LAGARTA E A BORBOLETA – UMA NOVA PROPOSTA DE VIDA (André Lisboa)

Um dos mais bonitos milagres que podemos testemunhar na natureza é a metamorfose. E o bicho que se “metamorfoseia” por excelência é a lagarta. Existem outros bichos, mas quando queremos falar sobre a transformação de um ser em outro nos lembramos certamente que a lagarta “vira” borboleta.
Quando ocorre essa metamorfose, depois de um tempo no casulo, não apenas o seu aspecto muda. Também mudam seus hábitos e seu habitat.

Hábitos são as coisas que aquele ser fazia antes. Se a lagarta um dia se arrastou pra chegar a algum lugar, agora, como borboleta, voa. Se ela comia alguns tipos de folhas, agora alimenta-se de pólen. É que a mudança fundamental que aconteceu nela (metamorfose) afetou também seu jeito de ser e mudou os lugares que o bichinho freqüentava.

Isso aconteceu com você? A Bíblia afirma que “se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já se passaram, tudo se fez novo” (2Cor 5.17). Se você tornou-se uma nova criatura não aconteceu apenas uma mudança exterior. O principal é que o seu interior mudou, e com ele os seus hábitos e o habitat.
Também quer dizer que o modo de você tratar as pessoas se transformou, as companhias que você tinha antes agora não são mais as mesmas, o seu jeito de ver a vida mudou radicalmente. Não digo que você e eu, quando recebemos a Cristo, tornamo-nos perfeitos. Mas o pecado não tem mais poder para dominar a nossa vida (1Jo 5.18). Essa é uma das pistas que provam que você pertence a Deus: Quem o domina é o Espírito Santo.

Com honestidade faça um auto-exame e pergunte-se: Será que eu estou de fato em processo de transformação? Ou será que eu me acomodei com o estilo de vida de lagarta? Seja qual for a sua resposta confie na misericórdia de Deus. Ele quer fazer a metamorfose completa na sua vida!