O que é oração?

 Oração é mais que palavras: é sentimento, propósito. É antes que dizer palavras agradáveis a Deus, ser agradável a Ele. É mais que ação da língua, é ação do coração. É entrelaçamento entre os propósitos de Deus e dos homens. É ir até Deus e trazer Deus até nós. Oração não é pedir outra coisa, senão o próprio Deus.
Oração é tirar o eu do centro e colocar Deus. É antecipação, pela fé, à ação. É o anúncio da disposição de ser parte da resposta. É submissão do eu e sua vontade à Deus e sua vontade. Orar é propor uma parceria, onde Deus entra com a vontade e o poder e nós entramos com a fé e a obediência. É estar certo de que só Deus pode estar certo do que quer. É nada querer fora do querer de Deus. É nada fazer aaltté que Deus faça. É tudo fazer para esperar que Deus faça. Oração é tudo fazer para nada fazer sem Deus.
Orar é, conhecendo-nos, lançar sobre Deus nossas ansiedades e conhecendo-O, saber que Ele se lança para nossa saciedade. É escrever no coração de Deus o que ele já sabe e esperar que Ele escreva no nosso, os mistérios que precisamos saber. É desejar e depositar em Deus, para nunca mais retirar, a autoridade e o poder de fazer em nós os depósitos que Ele desejar.
Oração não é lamento por prazeres, é prazer mesmo nos lamentos. É deixar nas mãos de Deus o que nos fazem as mãos dos homens. É desacreditar no homem e crer em Deus somente. É ter a certeza de que não fomos nós quem realizamos algo, mas foi o Deus a quem pedimos. A oração já é a conquista, a vitória de quem nem merecia levantar a voz.
Oração é suplicar que Deus nos ensine a suplicar, nos ensine a aprender, nos ajude a ajudar, nos dê a vida para a vivermos para Ele, nos dê para repartirmos, nos livre do mal para nos prendermos ao bem, nos sirva com a alegria de servir.
Orar é saber que isso é mesmo coisa dos vivos, espertos, confiantes, pois quem não ora, já está morto, mesmo sem saber.
Se tudo isso não é fácil, mais difícil é viver sem orar.