LÍDERES NASCEM FEITOS? (Sylvio Macri)

Este é um dos maiores mitos acerca da liderança. No passado os estudiosos do assunto pensavam assim, mas hoje é uma idéia descartada. No máximo pode haver pessoas com tendências naturais para a liderança, porém para termos um líder é necessário muito mais que tendências ou aptidão.

É preciso que sejam dadas condições favoráveis para o desenvolvimento do líder. Com isto queremos dizer que ele precisa ter uma formação correta e oportunidades de crescimento pessoal. Que precisa ter relacionamentos adequados, tanto com a família como com os grupos em que se situar. É necessário também que tenha exemplos em que possa se espelhar, bem como valores e princípios pelos quais valha a pena lutar e viver.
 
O líder precisa também ser visto, ser descoberto. Entre as obrigações daqueles que estão à frente de um grupo, instituição ou organização, está a de buscar perceber nos seus liderados quais os que têm qualidades e possibilidades como futuros líderes, e estimulá-los por todas as maneiras possíveis, para que se desenvolvam e adquiram o gosto pela liderança. Fazemos isto quando os desafiamos através de novas missões, novos objetivos, e nos juntamos a eles para avaliar de maneira honesta os resultados obtidos. Também quando os orientamos a ter uma atitude crítica com respeito ao que fazem, para que desenvolvam um senso de qualidade e de aperfeiçoamento permanente, e não caiam na tentação do sucesso fácil ou da auto-complacência.      

Todavia muitos líderes potenciais fracassaram, apesar das condições que foram dadas para o seu desenvolvimento e de terem tido treinamento e oportunidades de exercer suas potencialidades, porque apresentaram falhas de caráter. Infelizmente foram dominados por orgulho, preconceito, egocentrismo ou agiram com deslealdade e falsidade. Outros mostraram uma ambição desmedida pelo poder, e ainda outros uma incapacidade de perceber seus erros e admiti-los. Um líder que tenha falhas de caráter fatalmente fracassará, por mais que tenha aptidão para a liderança.     

Vemos, pois, que há muitos fatores que entram na construção de uma verdadeira liderança. Tratando-se de líderes cristãos, então, tudo o que foi dito acima precisa ser permeado por uma genuína experiência de salvação e comunhão com Deus.

Pr. Sylvio Macri