Em maio de 2011 realizei um antigo sonho, visitar Israel e andar por onde Jesus andou. Queria conhecer a chamada “Terra Santa”. A viagem foi deslumbrante, tudo era novidade para mim e quase desidratei de tanto chorar (sou também um profeta chorão!). Mas… não passaram desapercebidos certos aspectos não tão santos assim daquela maravilhosa terra. Em maio de 2012 voltei a Israel com um pouco mais de background não ideologizado, bíblico, teológico, histórico e na volta comecei a me perguntar: existe uma terra mais santa do que as outras terras? E se existe, onde fica localizada? Será que a terra santa corresponde à terra prometida?
É preciso lembrar sempre que santo (hebr. qodesh), não significa “essencialmente puro, perfeito”, mas separado, que serve para o uso espiritual. Santo é separado para o uso divino. Deus disse a Moisés, estando este no Monte Horeb/Sinai: “não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés: porque o lugar em que tu estás é terra santa” Êxodo 3:4-5.
A expressão “terra santa” (hebr. adamah qodesh) aparece por apenas três vezes na Bíblia, duas referindo-se ao mesmo evento (Êxodo 3:4-5 e Atos 7:30-33). A outra referência é em Zacarias 2:6-13: “Então, o Senhor possuirá a Judá como sua porção na terra santa e ainda escolherá a Jerusalém.” Dos três usos da expressão aprendi que:
I)A LOCALIZAÇÃO DA TERRA SANTA NÃO É IDÊNTICA À LOCALIZAÇÃO DA TERRA PROMETIDA. A “Adamah Qodesh” é diferente da “Eretz Yisrael”. Os limites da chamada “Terra Prometida” são apresentados principalmente em dois trechos: Gênesis 15:18-21 e Números 34:3-12. O hebraico tem duas palavras bem parecidas para rio e ribeiro. Ribeiro ou regato = Nahal (nhl) termo que aparece em Números 34:5 (conf. 1 Reis 8:65), e rio = Nahar (nhr). Estudiosos apontam que o limite da terra prometida é estabelecido no regato do Egito e não no rio do Egito. Isso porque o rio se referiria ao Nilo e seu Delta o que colocaria o limite da terra prometida abrangendo senão toda, pelo menos o norte da península do Sinai. Mesmo o movimento sionista concorda que o regato do Egito é o regato na cidade de Arish no Norte do Sinai. A península montanhosa e desértica do Egito chamada Sinai, fica entre os golfos de Suez e Aqaba. No extremo sul dessa porção de terra de 61.000 km2 em forma triangular fica provavelmente o Monte Sinai, o “Jabal Musa” no Egito. Estudiosos apontam que Sinai e Horebe são parte da mesma cadeia de montanhas.
A distância em linha reta do Wady el-Arish no norte até o Jabal Musa é de 285 kilômetros. Ou entre a cidade no extremo sul de Israel, às margens do Mar Vermelho, Elat e o Jabal Musa é de 148 km.
Assim seja a localização do Monte Sinai/Horebe no extremo sul da península do Sinai, ou como diz Paulo em Gal. 4:25 na Arábia, há uma unanimidade: o Monte Sinai fica do lado de fora da terra prometida. Quando Deus disse à Moisés “o lugar em que tu estás é terra santa”, Deus estava se referindo a um lugar fora da terra prometida, provavelmente no sul da península do Sinai.
II)A TERRA SANTA ESTÁ ASSOCIADA À PESSOA HUMANA E NÃO À UM TERRITÓRIO. Há principalmente duas palavras hebraicas para terra: eretz (2.505 vezes no AT) e adamah (231 vezes). Nas duas referências no AT em que aparece a expressão “terra santa” se usa o termo adamah e não eretz. A expressão usada para terra santa é portanto adamah qodesh. Mas porque isso é importante para nossa compreensão da terra santa? Porque a palavra adamah é substantivo feminino originado de adam = pessoa, ser humano. Lemos em Gênesis 2:7 – “E formou o Senhor Deus o ser humano (adam) do pó da terra (adamah)”. Em Êxodo 20:21-24 Deus manda Moisés fazer um altar de terra (adamah) e conclui: “Em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei”. À partir do conceito do ser humano como templo de Deus e habitação do Espírito (1 Coríntios 3:16, 6:19) concluímos que terra santa é o lugar onde um ser humano santo, separado para o louvor de Deus, habita.
III)A TERRA SANTA É UM CONCEITO MÓVEL, NÃO ESTÁTICO. Junto ao conceito de Terra Santa temos no AT o conceito de Santa Habitação. A tenda foi determinada por Deus (Êxodo 25:8-9). Essa naveh qodesh (habitação santa) não era fixa, mas móvel. A tenda morada de Jahweh e reunião entre Deus e o homem era móvel. A existência do santuário móvel mostra que Jahweh não era visto como um Deus vinculado a um lugar fixo de adoração, como os deuses locais canaanitas, mas um Deus que se revela onde e como ele quer.
Em Ezequiel 1:15-21 se fala de rodas e de uma revelação que podia alcançar os 4 cantos da terra. Isso era necessário porque quando o povo de Deus foi levado ao cativeiro restava ainda o pensamento pagão de que Deus ficara lá na terra prometida. Eles precisavam aprender que Deus está em todo lugar!
IV)A TERRA SANTA É O LUGAR ONDE DEUS FALA, O SER HUMANO OUVE E RESPONDE. À luz das considerações anteriores podemos concluir pela revelação de Deus à Moisés no Sinai/Horebe que a questão pivotal para identificar um lugar como separado, e portanto santo está na revelação de Deus por um lado, mas também na resposta humana, por outro. Jacó sonhou com uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus, com anjos de Deus subindo e descendo (Gênesis 28:11-22). O resultado é que ele temeu e compreendeu: “Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus” (Gen 28:17). Essa resposta humana à revelação divina deverá implicar em separação da pessoa para o louvor de Deus, em outras palavras, em santidade.
V)A TERRA SANTA É O LUGAR ONDE SE AJUNTAM FAMÍLIAS EM UMA SÓ FAMÍLIA: A FAMÍLIA DE DEUS. A referência à Terra Santa em Zacarias (Zacarias 2:6,7,10,11,12) traz uma incômoda percepção: Ela destaca Judá e Jerusalém como terra santa (ao invés de toda a terra) e agrega à ela não somente uma etnia mas muitas nações: “naquele dia muitas nações se ajuntarão ao SENHOR, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que o SENHOR dos Exércitos me enviou a ti. Então, o SENHOR possuirá a Judá como sua porção na terra santa e ainda escolherá a Jerusalém”. Uma outra tradução diz: “Muitas nações se associarão ao Eterno naquele tempo. Elas se tornarão minha família! Eu morarei nas suas casas!”
VI)A TERRA SANTA É O LUGAR ONDE DEUS HABITA COM O SER HUMANO. Como no sonho de Jacó na terra santa há uma ligação entre Céu e terra (Gên 28:11-22). A habitação de Deus com o ser humano significa lugar de milagres, oráculos e revelação. Lugar de Proteção, milagres, edificação, iluminação e salvação (Apocalipse 21:3).
O rabino David J. Meyer escreveu em 9/01/2001 no jornal francês Le Monde um interessante artigo denominado “Nem terra prometida nem terra santa”. Nele o rabi Meyer diz “ao contrário da crença popular, a idéia de ‘terra santa’ ou ‘promessa incondicional’ quanto à terra de Israel não existe na tradição judaica. Pode existir um povo santo, um comportamento santo, mas não existem espaços sagrados em si mesmos”.
Em outubro de 2003 participando do 2º Congresso Brasileiro de Evangelização (CBE2) em Belo Horizonte, MG ouvi o testemunho de um jovem missionário de apelido “Pedro do Borel” e que dava conta do sonho alimentado durante anos de visitar Israel e andar por onde Jesus andou até que em sonho ouviu Deus lhe dizendo mais ou menos o seguinte: “Não tenha como privilégio andar por onde o meu Filho andou, mas permita que através de você, Ele ande por lugares onde Ele nunca andou”.
Não há dúvidas, conhecer e visitar a Terra de Israel é um grande privilégio; maior privilégio ainda é “transformar” o lugar em que estamos em terra santa por nossas atitudes e vidas separadas para o louvor de Deus, e assim permitir que Jesus ande por lugares onde talvez Ele nunca andou.
*o autor é pastor batista há 30 anos e doutor em teologia pela Universidade de Hamburgo (Alemanha).