A HISTÓRIA DE MARY JONES (Sylvio Macri)

Mary Jones foi uma menina que viveu há cerca de 200 anos no País de Gales, na Grã-Bretanha. Aos 9 anos, foi alfabetizada e decidiu que teria uma Bíblia, e na sua própria língua, o galês. Na época isto era um desafio, pois os livros eram muito caros e raros, e Mary, muito pobre, além de ser criança. Mas ela estava decidida, e durante 6 anos trabalhou muito, cuidando de galinhas e vendendo ovos; juntando sobras de fios de lã e tricotando meias para vender; trabalhando na colheita do trigo, embora fosse um serviço pesado. Durante este tempo não comprou nada para si, economizando cada centavo. 

Portanto, somente aos 15 anos é que pode comprar sua primeira Bíblia. Porém, comprá-la foi outra aventura, pois teve que fazer uma caminhada de 40 quilômetros a pé, até o local mais próximo em que vendiam Bíblias, e quase perdeu a viagem, pois o exemplar que encontrou era o último.  Neste momento em que Mary, exultante, põe as mãos na sua tão sonhada Bíblia, uma parte desta bela história se encerra. Mas um novo e inspirador capítulo se inicia.

Passado algum tempo, a história da menina galesa chegou a Londres, mais precisamente a um grupo de líderes cristãos que, surpresos, admirados, mal puderam crer no que ouviram. Era inaceitável que qualquer pessoa, menos ainda uma criança, tivesse que passar por tudo aquilo para ter a sua própria Bíblia. Algo tinha que ser feito para mudar tal situação. Era preciso imprimir mais Bíblias e vendê-las a preços mais acessíveis. Era necessário, ainda, que existissem Bíblias em todas as línguas. Aquele grupo de pessoas decidiu, então, fundar uma organização com esses objetivos, uma Sociedade Bíblica, a primeira das muitas que surgiram desde então. Assim surgiu a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.   

Hoje, só as sociedades bíblicas reunidas na organização chamada Sociedades Bíblicas Unidas, estão em 88 países. Existem muitas outras entidades que imprimem e distribuem a Bíblia. Ao todo são alcançados mais de 200 países com a distribuição da Bíblia, a qual já foi traduzida totalmente, ou em parte, para centenas de línguas e dialetos. Só o Brasil exporta Bíblias para mais de 30 países de todos os continentes. Aproveitemos a passagem do Dia da Bíblia, que é o segundo domingo de dezembro, para agradecer ao Senhor por tanta coisa já realizada e pedir pelo que ainda falta fazer.

Pr. Sylvio Macri  (Usando informações da SBB)