EMANUEL (Richard José Vasques)

altEm minhas devocionais diárias tenho tentado fazer um registro escrito dos principais pontos ocorridos no dia anterior e das necessidades e expectativas para os dias seguintes. Isso me permite acompanhar a situação daquilo que está mais fortemente evidenciado em minha mente, aquilo que tenho buscado realizar ou atingir, ou que me preocupa. Apesar de a Palavra de Deus nos dizer para não nos preocuparmos, parece que nossa mente ainda não aprendeu isso. Veja o que diz o Apóstolo Paulo:

Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.5b-7).

Se as preocupações são geradas na mente e tiram a nossa paz, o texto acima diz que a paz de Deus que excede todo o entendimento (algo que nós não conseguimos entender, mas que verdadeiramente acontece), guardará a nossa mente. Se colocarmos nossas preocupações nas mãos de Deus, nossa mente ficará “livre” delas e teremos a paz que só Jesus pode dar.

Note que no início do texto bíblico eu destaquei o “perto está o Senhor”. Somente por ele estar perto é que podemos nos relacionar com ele, conversar com ele, e colocar nossas preocupações em suas mãos. Concluímos então que Deus está conosco, que é o significado de Emanuel. O próprio Jesus enfatizou isso, que estaria conosco até o final dos tempos (Mateus 28.20b). O Natal nos lembra de que Jesus veio e que ele está conosco, sempre.

Voltando aos meus registros, dias atrás escrevi o seguinte: “Não sei se é  porque estamos na época do Natal e Jesus ser chamado de Emanuel, que os destaques que tenho para registrar estão falando da sua constante presença conosco, nos animando em meio às dificuldades”. Vejam os textos que destaquei no meu registro:

“Se somos atingidos por alguma dificuldade, de que peso seja, não estamos sozinhos e não precisamos desistir, afinal, ‘sempre é cedo demais para desistir’, segundo V. Raymond Edman.” Pr. Israel Belo de Azevedo

“Quando nos apresentamos a Deus, devemos deixar de lado todo e qualquer preconceito e permitir que ele opere à sua própria maneira.” (Paulo Diário 14/12/12).

“Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim … dá me forças.” (Juízes 16.28a).

“Deus está sempre conosco e nos dá o consolo e a direção de que precisamos”. (Pão Diário 20/12/12).

O hino “O Segredo do Viver”, diz assim em parte de sua letra: “ao rugir o temporal, quando a dor ou a aflição perturbar meu coração, ou quando fraco me sentir, o segredo da vitória é em Cristo confiar, pois ele jamais irá falhar.” Como disse Jesus, precisamos somente crer.

Lendo o texto dos capítulos 4 a 6 de Esdras, pude ver que, mesmo quando nos faltam recursos e não sabemos onde os buscar, ou se em algum tempo iremos tê-los ao nosso dispor, Deus pode intervir, como interveio na reconstrução de Jerusalém pelos judeus. Deus usou a grande oposição inicial para transformá-la em aliança. O próprio governo, contrário a Israel, decidiu que iria ajudar e financiar toda a reconstrução. Obra das mãos de Deus, não foi nenhum homem que conquistou isso. O Senhor tocou o coração dos reis da época para agirem assim

Isso também pode acontecer em nossas vidas. Deus pode operar o milagre que precisamos, se nós nele crermos. Para ele não existem impossíveis. “Rasgar o coração” diante de Deus sem reservas (falar com ele o que você precisa falar, do seu modo de expressar, sabendo que ele está te ouvindo), e a ele cantar louvores (Salmo 13) é o passo inicial para a solução dos seus problemas.

Que Emanuel seja uma realidade em sua vida. Basta você aceitar isso e recebê-lo em seu coração. Hoje é o tempo da salvação. “Assim diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração.” (Hebreus 3.7-8a). Feliz Natal. Deus os abençoe e guarde.

E-mail: rjv@uol.com.br   Website: www.rjv.com.br