O tema do pecado contra o Espírito Santo traz dificuldades, sobretudo porque nasce de uma fala de Jesus: "Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir." (Mateus 12.31-32)
Que pecado é este contra o Espírito Santo? O que é blasfemar contra o Espírito Santo?
Quando lemos o sermão de Jesus neste contexto, observamos que ele está ensinando o valor que o Espírito Santo tem para as nossas vidas. Jesus mesmo anunciou que uma das missões do Espírito Santo, junto com a do conforto, é nos convencer do nosso pecado: "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado". (João 16.8-11)
Nós não nos convertemos a Deus. Nós somos convertidos. É obra do Espírito Santo, portanto.
Quem não aceita a obra convertedora do Espírito Santo não reconhece que Jesus é o Salvador e o Senhor, ele que é o único Caminho.
Quem não entra pelo Caminho não tem perdão. Não tem perdão porque não o pediu. Ao recusar pedir perdão, recusou a obra do Espírito Santo ou, em outras palavras, blasfemou contra o Espírito Santo.
Esta blasfêmia não tem perdão porque não tem confissão e arrependimento. Sem confissão e arrependimento, não há salvação, que é obra que o Espírito Santo começa (conversão) e se completa com Jesus Cristo (justificação).
Infelizmente, muitas pessoas ficam confusas e mesmo com medo, achando que perderam a salvação porque disseram algo contra Deus. O que nos afasta de Deus é o nosso afastamento dele. Quem sinceramente pede perdão é perdoado. Só pede perdão quem aceita na sua vida a obra do Espírito Santo.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO