O MANUAL DA SANTIFICAÇÃO (Sylvio Macri)

Se existe um manual de como ser santo, este só pode ser a Bíblia. É nela que temos as palavras de ordem sobre a santificação, como também as ajudas divinas e as ações humanas para a mesma. Na Palavra do Senhor conhecemos suas exigências sobre a santificação, bem como o que ele faz para nos tornar santos e o que podemos e devemos fazer para sermos cada vez mais santos, e, portanto, mais plenos de vida. Por isso Paulo disse em 2Tm. 3.16,17: “A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireita e nos ajuda a fazer o que é correto. Ela é o meio que Deus utiliza para nos fazer bem preparados em todos os pontos, perfeitamente habilitados para fazer o bem a todo mundo.” (A Bíblia Viva).  

Por conseguinte, esse “manual operacional” deve ser objeto de estudo e consulta permanente para aqueles que desejam viver uma vida de justiça e serviço; para aqueles que querem identificar-se com Deus, pois buscar ser santo é buscar ser igual ao Deus que é santo. Quem deseja executar perfeitamente um serviço ou um processo qualquer não dispensa nunca o manual respectivo. Por exemplo, se um mecânico quer consertar uma máquina ou equipamento, precisa conhecer e ter à mão as instruções do fabricante dessa máquina ou equipamento. A Bíblia é o manual escrito pelo fabricante do ser humano, é nela que aprendemos como fazer o homem funcionar da melhor maneira.

Há muitas maneiras de estudar a Palavra de Deus, e cada vez mais surgem novidades quanto a isto, mas há uma antiga maneira, usada há mais de 230 anos, que já provou sobejamente ser um excelente método: a Escola Bíblica Dominical. Trata-se da escola mais abrangente que existe, pois em um só local, e a um só tempo, pessoas de idade variável entre 2 e 90 anos ou mais, de raças, culturas, escolaridades e posições sociais diferentes, se reúnem em torno da Bíblia, para garimpar sabedoria para viver, para desenvolver um relacionamento correto com Deus e o próximo, para aprender a servir e amar a Deus e aos demais e para alcançar a plenitude vida que Jesus prometeu, através da santificação que vem pelo estudo da Palavra de Deus (Jo.17.17).
 
Na EBD não há pré-requisito para a matrícula, não há provas ou reprovação por problemas de freqüência. O curso não acaba nunca, só se o aluno morrer ou ficar impedido de freqüentar. Não há diploma, mas o estudante é preparado para a vida eterna.

Pr. Sylvio Macri