COMO DEVE SER O LÍDER CRISTÃO? (Sylvio Macri)

Segundo o dicionário, liderança é uma forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos que são liderados. De fato, durante cinqüenta anos os estudiosos do assunto consideraram a liderança como uma relação negociada, em que líderes e liderados buscam formas de satisfação por sua atuação. Nesta concepção, os líderes usam seus poderes e qualidades pessoais para obter a adesão dos liderados aos seus objetivos, e estes últimos, por sua vez, buscam no líder alguém que os leve a alcançar o que desejam.

Nos últimos anos um novo conceito vem sendo amplamente aceito: o da liderança transformadora. O verdadeiro líder é aquele que é capaz de mudar os próprios objetivos dos liderados, de levá-los, não para a posição que desejam ou que pensam ser a melhor, mas para a que é realmente a melhor e mais realizadora.

A liderança cristã não tem segredos porque temos um modelo de líder: Jesus. Basta seguir seu exemplo, e seremos líderes transformadores. Tanto melhores seremos quanto mais incorporarmos suas qualidades pessoais, suas características, sua estratégia e sua maneira de entender o sucesso. Jesus tinha, e era, tudo o que um grande líder deveria ter e ser. Seu caráter era constituído por todas aquelas virtudes que gostaríamos de ver nos líderes da nossa sociedade e das nossas igrejas. Sua relação com Deus, que lhe trouxe autoridade, mas era marcada pela obediência, e sua relação com os homens, servindo-os e identificando-se com eles, davam um equilíbrio perfeito à sua liderança. Sua visão, propósito e objetivo eram perfeitamente sincrônicos e sinérgicos, no sentido de cumprir o plano eterno de Deus para a sua criação. Sua maneira de comunicar-se era descer ao nível de todos e não somente de uns poucos. Os princípios sob os quais exercia a liderança são os que procuramos nos líderes atuais: tudo será feito sob signo da verdade e da transparência, todas as pessoas serão tratadas de modo igual, todas as pessoas têm direito arrepender-se e mudar de vida, todos serão tratados com misericórdia, na medida em que responderem a esta, e todos serão responsabilizados por suas escolhas. Ainda mais admirável era sua maneira de ver o sucesso, que inverte o significado de sucesso tão comum aos demais líderes.

Portanto, sigamos o exemplo de Jesus como líder. Talvez, como ele, não tenhamos os aplausos dos homens, mas teremos a aprovação de Deus.            

Pr. Sylvio Macri