FAMÍLIA, PROJETO OU CRIAÇÃO DE DEUS? (Sylvio Macri)

De vez em quando vejo um adesivo desses que são colados nos vidros dos carros, com a seguinte expressão: “Família, projeto de Deus”. Não gosto muito dessa frase, por causa da palavra “projeto”, que passa um sentido de algo que está sendo experimentado, de um plano que pode falhar. Trata-se de uma palavra bem conveniente, porque se a família não der certo, podemos alegar que era só um projeto. 
 
Por isso prefiro dizer que a família é criação de Deus, algo acabado e perfeito.
 
De fato, foi Deus quem criou a família. Temos a tendência muito humana de achar que nós é que temos o poder de constituir, ou não, a nossa família, mas a verdade é que não existe nenhuma família verdadeira que não tenha sido constituída pelo próprio Deus. Nada podemos fazer sem ele. 
 
Com a instituição da família, Deus não estava tentando fazer uma experiência com os seres humanos, um projeto que poderia dar certo ou não. Este é outro grande erro nosso: não podemos começar uma família contando com a possibilidade de dar errado. Pelo contrário, a Bíblia diz que a família é para a vida toda. Nada pode separar o que Deus ajuntou. Família é para dar certo.
 
A família é a fórmula perfeita para o desenvolvimento dos seres humanos, vistos como indivíduos ou vistos como coletividade. Isto se refere a um relacionamento heterossexual, que inclui não só o prazer sexual, como a responsabilidade pela procriação e pela preservação da espécie. Se Deus tivesse admitido a relação homossexual teria, antecipadamente, condenado a espécie humana à extinção, pois pessoas do mesmo sexo não procriam.
 
Não importa o bom ou mau uso que fazemos da criação de Deus, isso não anula a verdade de que ela é perfeita. O fato de famílias ao nosso lado já terem desmoronado ou estarem caminhando para isso, não nos autoriza a concluir que o que Deus criou não deu certo. Mesmo porque ao nosso redor há também famílias felizes, algumas são até exemplares.
 
A bem da verdade, não existe alternativa à família. Não havendo mais família, o que podemos esperar é o caos, o desastre. Os nazistas alemães fizeram experiências nesse sentido, tentando produzir seres humanos sem uma referência familiar, com o objetivo de desenvolver uma raça superior, e fracassaram redondamente. 
 
Portanto, a família é uma criação de Deus. Insubstituível!
 
Pr. Sylvio Macri