Terça, 27/08/13 — ESCOLHER OS PASSOS

Refletindo: João 13.27
 
Diz o Evangelho de João que tão logo comeu o pão na Primeira Ceia, o Satanás entrou em Judas.
Ao longo da história, a responsabilidade de Judas vem sendo alvo de questionamento. Em que sentido, ele pode ser culpado de ter traído Jesus, se era o "filho da perdição" ou, se o que fez, era para cumprir o que estava previsto nas Escrituras do Antigo Testamento? (João 17.12)
Precisamos entender a natureza das profecias. Elas não determinam o futuro. Elas anunciam o que vai acontecer. Os fatos são de responsabilidade dos seus agentes, que são livres para dar os seus passos. Deus conhece as escolhas que serão feitas e, geralmente, não as impede, porque nos fez radicalmente livres.
Precisamos percorrer a trajetória de Judas e observar que teve a oportunidade de trair ou não trair, de  seguir ou não seguir. Ele tomou a sua decisão. Até o fim (a Primeira Ceia) teve a oportunidade. Ele poderia tomá-la até o fim, mas preferiu deixar seu copo vazio. 
Precisamos entender a linguagem bíblica. Quando as Escrituras afirmam que Satanás entrou nele, mostram que ele deixou que Satanás se tornasse o seu senhor. Tanto é que seus atos incluiriam a traição e também seu suicídio, provando que a missão de Satanás é roubar, matar e destruir. Triste daquele que se deixa seduzir por ele.