Tornar-se forte na graça (Adalberto Alves de Sousa)

    Tornar-se forte na graça 
Por Adalberto Alves de Sousa
       alt             

“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.” (2Tm 2.1)

Alguns textos bíblicos se tornam tão populares entre o povo de Deus que nós os sabemos de cor, estamos prontos a recitá-los a qualquer momento, mas nem sempre somos capazes de explicar o que eles significam objetivamente. Um desses é 2 Timóteo 2.1.

A palavra graça ocorre na Bíblia com sentidos diversos. Creio que o mais conhecido é o empregado no texto de Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Aqui o sentido de graça é “favor imerecido”. Nesta acepção temos “grátis”, “de graça”, “gratuito”, “gratuitamente”. Sois salvos de graça, gratuitamente, sem ter de pagar nada.

Qual é o sentido de graça em “fortifica-te na graça”?  O que é que podemos fazer de modo objetivo para nos fortificarmos na graça? Qual é o exercício que podemos praticar? Aqui o sentido não é o de favor imerecido. Se eu lhe dissesse: “fortifique-se na graça”, o que você faria para alcançar esse objetivo? Nesta mesma direção, Pedro diz: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo” (2Pe 3.18). Mas o que é crescer na graça?

Procurando nosso texto em outras versões, encontrei em espanhol: “Saca fuerzas de los dones que hás recibido de Cristo Jesús”. Bem, apesar de não ter intimidade com essa língua, creio que podemos traduzir tranquilamente este verso como “Retira forças dos dons que recebeste de Cristo Jesus”. Nesta versão parece que a ideia fica mais clara. Mas como podemos tirar força dos dons que recebemos de Cristo Jesus? Como podemos nos tornar mais fortes a partir desses dons?

Vamos pensar nos dons que recebemos de Cristo Jesus. Podemos começar falando da salvação. Um outro dom é o Espírito Santo: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14.16). E em Efésios 5.18: “enchei-vos do Espírito”.

Agora o sentido do nosso texto original está se tornando mais objetivo. “Fortifique-se na graça” pode ser sinônimo de “Encha-se do Espírito”. Gálatas 5.22 nos dá uma dica fundamental: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Pronto. Matamos a charada do “fortifica-te na graça”: se os outros estão vendo em você esse fruto, se estão constatando em sua vida amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança é porque você já se fortificou na graça.