PARA IRMOS ALÉM DAS RESOLUÇÕES DE ANO NOVO (1)
Imaginemos que alguns tomamos as seguintes decisões para este ano:
1. Voltarei a estudar.
2. Vou ler a Bíblia toda.
3. Prestarei um concurso.
4. Vou me envolver no Reino de Deus, oferecendo-me para um serviço voluntário.
5. Usarei a minha língua para edificar pessoas e para glorificar a Deus serei suave
6. Prestarei mais atenção às pessoas.
7. Serei uma dizimista.
8. Participarei de um pequeno grupo para alcançar meus vizinhos com a graça de Deus e melhorar minha comunhão com os membros da igreja.
9. Reagirei com menos raiva às situações que me aborrecem.
10. Serei uma pessoa de oração.
VOLTAR A ESTUDAR é um projeto com os qual todos podemos nos comprometer. Pode ser um curso superior, adiado por muito tempo; pode ser a conclusão do ensino fundamental ou médio; pode ser um curso de línguas; pode ser um mestrado ou doutorado; pode ser uma especialização; pode ser um curso técnico.
Ainda dá tempo, não importa a sua idade ou o seu eventual atraso escolar.
Então, escolha o curso. Veja quanto custa, quais são os prerrequisitos e horários. Reorganize sua agenda. Comece. Se encontrar alguma dificuldade, simplesmente continue.
Como recomendou Paulo ao seu aluno Timóteo: "Aplica-te à leitura" (1 Timóteo 4.13).
LER A BÍBLIA TODA é um empreendimento para todos os anos. Não se compare com quem já dezenas de vezes a Palavra de Deus. Eles também tiveram uma primeira vez. Alguns deles também tentaram e não continuaram, mas depois prosseguiram e conseguiram.
Reorganize os seus horários, porque a tarefa vai exigir renúncia. Como você vai precisar de meia hora por dia, de onde vai tirá-la?
Marque a hora do dia em que se assentará, recursos de anotação a mão, diante do tesouro de Deus (Deuteronômio 33.4) colocado à sua inspiração.
Escolha um plano de leitura, para que possa anotar os avanços e perceber os atrasos.
Escolha uma versão de que goste.
Saboreie cada capítulo. Agradeça a Deus pela etapa vencida.
PRESTAR UM CONCURSO é um desejo de valor.
A primeira tarefa é precisamente consolidar o desejo.
Depois, faça um inventário sobre as suas características como estudantes: capacidade de concentração e de aprendizagem. Notes suas dificuldades. Observe seus pontos fortes. Planeje fazer o melhor.
Avise a família e/ou os amigos que você vai se concentrar nos estudos. Peça o apoio deles. Peça as orações deles por você.
Então, escolha o âmbito do concurso (federal, estadual ou municipal). Em seguida, veja em que áreas há ofertas. Escolha o concurso. Verifique as datas previstas e o locais onde s será realizado.
Organize sua agenda. Escolha um lugar próprio para estudar (em sua casa ou numa biblioteca, por exemplo). Reúna os recursos necessários (livros, sites, etc.) e estude. Estude muito. Prepare-se. Prepare-se muito.
Prestar um concurso é como construir uma torre, segundo o ensino de Jesus (Lucas 14.28). (CONTINUA)