SOBRE A MÚSICA OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2014: WE ARE ONE (Ramon Chrystian)

A música oficial da Copa do Mundo “We are one” deu o que falar. A principal crítica tem sido a falta de brasilidade na composição.
A música foi interpretada pelo rapper norte-americano Pitbull, a cantora porto-riquenha Jennifer Lopez e a brasileira Claudia Leitte.
 
Segundo o site da UOL , vários críticos musicais expuseram uma opinião bem avessa a escolha do tema da copa:
 
“Vamos ter que ganhar na bola, porque na música já fomos derrotados" (Tárik de Souza)
 
“Podiam ter se baseado em sonoridades brasileiras, um pouco que fosse”. (Carlos Eduardo Miranda)
 
"Sinto falta de uma identidade. A sensação que fica é a de 'onde vai ser essa Copa?’” (Marcus Preto)
 
“Se é uma música-tema, ela teria por obrigação representar a sonoridade mais emblemática do país sede" (Régis Tadeu)
 
Não é preciso ser um conhecedor de música para perceber que “We are one” não tem nada de Brasil. Não mostra a cultura brasileira, nem nada de nossos ritmos (tambores ao fundo?), sonoridades, e menção praticamente nula neste sentido.
 
Infelizmente, o tema mostra um desinteresse com nossa cultura, na verdade, de um modo geral, os estrangeiros parecem não ter noção da riqueza cultural brasileira, pois para muitos o Brasil se resume em carnaval e futebol. Cabe a nós brasileiros valorizarmos de fato nosso povo e nação e não apenas viver de críticas.
 
O fato é que a copa do mundo é um evento comercial e “We are one” expõe-se como um tema comercial e pré-fabricado, nada muito cultural ou artístico, está mais para marketing e jingle, o que comprova sua líderança em vendas na loja brasileira do iTunes além do disco de músicas da copa que já é o segundo mais vendido na mesma loja .
 
Embora acredita-se que as olimpíadas serão tão “marketeiras” quanto a copa, fica a esperança de que para 2016 os dirigentes brasileiros se esforcem mais para mostrar ao mundo nossa diversidade e riqueza cultural.