Nós, pastores/as e membros de igrejas batistas filiadas à Convenção Batista Brasileira, vimos com surpresa o pronunciamento que afirma que "a Denominação Batista opõe-se ao Decreto n. 8.243".
Entendemos que a consciência do indivíduo e a separação Igreja-Estado constituem alguns dos maiores valores e contribuições da tradição e pensamento Batistas. Repudiamos, portanto, como membros e pastores desta denominação qualquer movimento que vá contra estes princípios.
Nós – pastores/as, membros e líderes batistas – somos favoráveis à participação social e temos a convicção de que somente por meio deste tipo de instrumento teremos uma democracia mais moderna e mais eficiente. Quem e por que se teria medo da participação social, isto é, da ampliação sempre e mais da democracia?! É preciso avançar e qualificar mais e melhores espaços de participação social.
Entendemos que esta temática está para além de questões ideológicas, sendo compreendida a partir de uma concepção moderna de Estado, a qual entende e reconhece que a democracia só tem a ganhar ao institucionalizar espaços de participação e controle social, feitos, obviamente, pela própria sociedade. É importante lembrar que estas ações e propostas foram inicialmente elaboradas no seio de democracias liberais da Europa e dos Estados Unidos, representando um avanço e um aperfeiçoamento de nossa recente democracia. A institucionalização trazida pelo Decreto no. 8.243 está embasada na Constituição Federal e em legislação posterior.
Em razão disto, afirmamos que somos favoráveis ao Decreto no. 8234 que institui a Política e o Sistema Nacional de Participação Social. Porque discutir, participar, construir, avaliar, transformar é parte de nossa identidade histórica como denominação democrática.
04 de agosto de 2014
Christian Gillis – MG
Clemir Fernandes – RJ
Daniel de Almeida e Souza Jr. – RJ
Silvia Nogueira – RJ
Filipe Degani – RJ
Odja Barros – AL
Wellington Santos – AL
Fellipe dos Anjos – RJ
Jorge André Santoro – RJ
Marcos Gonçalves Oliveira – RJ
André Decotell – RJ
Bruno Araújo Ferraz – RJ
Igor Bonan – RJ
Enelice Jacobina – GO
Henrique dos Santos Vieira Lima – RJ
Luis Leão – RJ
Bruno Montarroyos – PE
Roberto Amorim – BA
Waldir Martins – BA
Danilo Gomes – BA
Ozenildo Rocha – MG
Nilo Tavares – RJ
Marcio Cappelli – RJ
SE VOCÊ QUER PARTICIPAR, ASSINE: