ANATOMIA DA VITÓRIA (esbooço)
1 Coríntios 9.24-27
Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 30.1.2000 (culto dos formandos – noite)
1. INTRODUÇÃO
O êxito na vida profissional pode ser assemelhada à vitória nos esportes (v. 24a).
A comparação é útil diante da escassez de trabalho e emprego, em função da retração da economia, provocada pela internacionalização da automação, do investimento e da cultura.
Continua em curso numa mudança no perfil da economia mundial, com foco na informação, com muita informática [o caso das vendas via web], e no serviço, como o lazer [New York City Center], com mais tempo para o ócio e posivel redução das jornadas de trabalho.
2. ANATOMIA DO ÊXITO PROFISSIONAL
2.1. Nem todos alcançam êxito profissional, mas todos podem alcançá-lo e todos devem buscá-lo (v. 24b).
2.2. A vitória no campo profissional decorre da dedicação, comestudos pesados, com privações variadas e constante atualização no campo profissional, com o mestrado e depois doutorado como meta (v. 27)
2.3. A vitória decorre de um espírito de decisão (não de indecisão), que nos leva a nos superar em direção à meta (v. 26a)
3. A VITÓRIA INCORRUPTÍVEL
Devemos buscar vitórias permanentes (v. 25)
3.1. A legitimidade e a insuficiência da realização pessoal como meta do ser humano
. Não podemos esquecer nascemos para a glória de Deus (Ef 1)
. Precisamos redirigir o sentido da realização pessoal, para incluir o outro
. Devemos viver além da futilidade, porque as bandeiras ainda são possíveis
3.2. A necessidade de se entrelaçar a perspectiva vocacional com a profissional
. O trabalho é uma seara posta por Deus para nós. Nossa vocação profissional é um dom de Deus e integra o projeto de Deus
. Precisamos manter a ponte entre a secularidade e a fé cristã (não são antitéticas, por mais que pareçam), tanto no plano conceitual quanto no plano ético (o cristão não pode fazer nada sem pensar suas ações à luz da soberania de Deus)
. A extensão da seara (Mt 9.35-39) requer menos sacerdotes e mais profissionais (profissionais no mercado profissional e profissionais atuando por meio das igrejas)
3.3. Uma humanização necessária
. Deve ser meta de cada um esforçar-se para humanizar sua profissão (como é bom encontrar um auxiliar de enfermagem crente nos hospitais!)
. Procure reservar tempo para o voluntariado (interno e externo à igreja) nas diversas áreas (saúde — reserva de horário para atendimento gratuito aos membros da igreja; informática — projeto de democratização da informática ou de internet), nem que tenha que cavar as oportunidades
. Tenha a coragem de optar pelo estilo de vida simples (contra a ganância) em que o dinheiro não é o único resultado a ser buscado
4. CONCLUSÃO
Nesta hora, as duas palavras-chaves devem ser: gratidão (pela vitória) e compromisso (de vida, a partir de agora).