Marcos10.17-22: SE QUEREMOS SER SEGUIDORES DE JESUS

SE QUEREMOS SER SEGUIDORES DE JESUS

Marcos 10.17-22 (Mt 19.16-30; Lc 18.18-30)

Pregado na Igreja Batista Itacucuca, em 19.12.2004, manhã

DESCRIÇÃO
Jesus teve muito ouvintes, sobre os quais nada sabemos. Alguns se tornaram seus seguidores, mas não lhes sabemos os nomes e as ações. Outros eram seus ouvintes; alguns certamente ouviram várias mensagens de Jesus.
O caso do homem rico sem nome (por isto, vamos chamá-lo aqui de Rico Anônimo) parece ser um deles. Segundo a narrativas de Lucas, era um homem impotante (talvez alguém com um cargo no sistema político ou jurídico ou empresarial).
Jesus pregava o Reino de Deus. Ou por ter ouvido diretamente ou indiretamente por meio dos seus empregados e auxiliares, Ele sabia o que precisava para entrar no Reino de Deus. Ele então se aproxima de Jesus e faz uma pergunta sincera, que traduzia uma certa vaidade:
— Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Em outras palavras:
— Bom mestre, sendo o que eu  sou, falta-me alguma coisa para entrar no teu reino de vida eterna?
Jesus parece ter entrado na dele, ao lhe citar os mandamentos horizontais, que são “mensuráveis”, não os verticais que são “íntimos”.
Os verticiais  (Êxodo 20.3-7) são:
(3) “Não terás outros deuses diante de mim”.   
(4) “Não farás para ti imagem de escultura”.
(7) “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão”.   

Os horizontais são (Êxodo 20.12-17):
(12) “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.
(13) “Não matarás”. (Citado ipsis literes por Jesus)
(14) “Não adulterarás”. (Citado ipsis literes por Jesus)
(15) “Não furtarás”. (Citado ipsis literes por Jesus)
(16) “Não darás falso testemunho contra o teu próximo”. (Citado ipsis literes por Jesus)
(17) “Não cobiçarás”. (Reinterpretado por  Jesus como “não enganarás”.

Não há referência à guarda do sábado: (8) “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”. A omissão talvez revele o cuidado de Jesus com os comportamentos exteriores, pelas doenças que podem gerar.

O QUE FALTAVA
Jesus não lhe contestou e aceitou sua resposta. De fato, o Rico Anônimo era um cidadão correto. Ele fazia as coisas certas, como muitas pessoas, que são corretas e também aprovadas no teste dos mandamentos horizontais.
Ao ouvir a sua declaração de que seguia estes mandamentos, “Jesus olhou para ele e o amou”.
Amar é dar atenção: o diálogo era em público e podia ser alvo de alguma dispersão. Jesus, então, concentra sua atenção, não apenas seu olhar, no Rico Anônimo. Ele sempre faz assim conosco, quando O buscamos.
Amar é estabelecer comunhão: aquele era mais um interlocutor. Jesus, no entanto, estabelece com ele uma conexão, para superar a superficialidade e a leveza do encontro.
Amar é procurar conhecer o outro, como o outro é. Em um segundo, passou diante de Jesus aquela vida: sim, que lhe faltava? Faltava-lhe o principal. Que pena que o Rico Anônimo se enganava a si mesmo.
Amar é dizer a verdade com amor para produzir mudança. Chegara a chance o Rico Anônimo. Com amor, Jesus lhe diz a verdade.
— Você me perguntou o que lhe falta. Então, eu lhe digo o que lhe falta: falta-lhe considerar os mandamentos verticais. Falta-lhe não ter outros deuses diante de Deus, e o seu Deus é o dinheiro que você tem. (Não tenha outros deuses diante de Deus). Falta-lhe parar de olhar para a sua posição social como sendo a melhor coisa da vida. (Não faça para você nenhuma imagem de escultura).
Falta-lhe parar de achar que você é o seu próprio Deus porque cumpre alguns mandamentos de Deus. (Não use em vão o nome de Deus).  Quando você se livrar do que o impede de me seguir, você poderá me seguir e entrar no Reino de Deus.

Ao ouvir a verdade por parte de uma pessoa que o amava, o Rico Anônimo “ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas”. Ele trocou o indestrutível tesouro do céu pelo enferrujável tesouro da terra. Ele trocou o absoluto pelo relativo.
Um de nossos irmãos trabalhou durante muitos anos na tesouraria do Banco Central, onde chegavam os carros-fortes com as notas da Casa da Moeda. Refletindo sobre sua experiência, este irmão me disse:
— Exceto um ou outro, nós olhávamos aquilo não como dinheiro, mas como mercadoria, como algo sem valor para nós.
Quem olha para o dinheiro como Dinheiro (Mamom) presta-lhe culto e acaba tendo seu proprio corpo queimado no seu altar.
O Rico Anônimo olhava o dinheiro como Deus. Por isto, foi reprovado nos mandamentos verticais, que são a base para os horizontais.

Tendemos a olhar o Rico Anônimo como um idiota que deixou de lado a melhor coisa da vida: ser um seguidor de Jesus.
De fato, suas posses destruíram as suas qualidades. As coisas secundárias se tornaram as primárias. Os jornais estamparam a foto de uma mulher baiana que gastou 60 mil reais em roupas e acessórios e ainda posou com elas para os fotógrafos.
As posses do Rico Anônimo destruíram sua receptividade, tanto que foi embora sem ouvir o que precisava escutar. Suas posses falaram mais alto que sua educação, ao ponto de deixar Jesus sozinho…Suas posses o escravizaram.
Se isto é verdade, e é, também o é que sua atitude descreve a de muitas pessoas, inclusive membros de igrejas cristãs.

APRENDENDO
Todos aprendemos com ele, mesmo que negativamente.

1. Aprendemos que ter interesse por assuntos espirituais não é suficiente. O Rico Anônimo tanto o tinha que foi correndo a Jesus. Ele cria na vida eterna. Tanto que a desejava para si. E ele o fez publicamente. Ele gostava de religião e acha que isto era importante e queria acrescentar isto ao seu currículo pessoal. Para muitas pessoas, basta ter uma religião, não importa qual. Basta ser respeitoso para com a religião, como o Rico Anônimo que chamou a Jesus de “Bom Mestre”. Algumas, mesmo não tendo fé alguma ou compromisso, levam seus filhos na igreja… Ter uma religião, e só a tem quem tem interesse por assuntos  espirituais, não é suficiente.

2. Aprendemos que louvar a Cristo não é suficiente. Ele chegou se ajoelhando diante de Jesus. Ele reconheceu que estava diante de Alguém que era maior que ele. Ele reconheceu o seu lugar e se ajoelhou diante de Jesus. Talvez estivessem empregados e e assessores com ele, mas não teve vergonha e se prostrou. Adorar a Deus não é suficiente.

3. Aprendemos que a auto-retidão, por meio da bondade e da justiça humanas, é insuficiente. Quando se aproximou de Jesus, o Rico Anônimo o chamou de “bom” e Jesus recusou o elogio. Quando Jesus começou o Seu ministério, suas primeiras palavras foram: “Arrependam-se e creiam”. Aquele homem precisava saber que ninguém é bom por si mesmo, até ser readmitido no jardim de Deus, por meio do  arrpendimento e da fé. Ninguém volta ao jardim (ninguem herda a vida eterna) por causa da sua bondade, mas por causa da Bondade de Jesus, manifesta no Seu sacrifício perdoador dos pecados, mediante a confissão. A salvação não é uma conquista, mas uma dádiva de Deus por meio de Jesus Cristo.

4. Aprendemos que ser amado por Cristo não é suficiente. Jesus olhou para o Rico Anônimo e o amou. Todos somos amados por Cristo, que morreu por todos nós. Nem todos os amados por Jesus se tornam seus discípulos, que é o seu convite para todos.

SE QUEREMOS SER SEGUIDORES DE JESUS E TER A VIDA ETERNA

1. Façamos a pergunta certa: “Que devo fazer para receber a vida eterna?”. Depois de a fazer, escutemos a resposta. Não tentemos enganar a Jesus. Não tentemo enganar a nós mesmos.

2. Reconheçamos quem Jesus realmente é: não um mero homem, mas um homem-Deus que nos amou ao ponto de nascer por nós, Ele que já existia soberano desde a fundação do mundo. Deixexemo-nos amar por Jesus. Deixe que Ele lhe anuncie tudo de que tem de abrir mão, para ficar com o Melhor.

3. Disponhamo-nos a amar a Cristo mais que a todas as coisas. Não sejamos como o Rico Anônimo que amava mais as coisas que a Deus, mais que a vida eterna, mais que a Jesus Cristo. Há cristãos que amam mais a sua fidelidade a Deus do que a Deus, mais a sua dedicação a Cristo do que a Cristo. Há cristãos que se amam mais a si mesmos do que a Cristo. A mesma advertênica que fez ao Rico Anônimo fez ao pescador Pedro (João 21.15-20). Que “possessões” nos têm afastado de Jesus?

4. Mergulhemos na vida cristã; jamais nos contentemos com pingos. Há muitas pessoas apenas borrifadas com o Cristianismo, não batizadas em Cristo. Há muitos cristãos, como o Anônimo Rico, que elegeram os mandamentos mais importantes, esquecidos que têm que cumprir todos.

plugins premium WordPress