VIDA ONDE NÃO HÁ (Ezequiel 17.22-24)
NOSSO ENCONTRO: De que modo Deus tem falado com você nos últimos dias?
EXALTAÇÃO: Leia o Salmo 40 e orar agradecendo as bênçãos de Deus em nossas vidas.
LOUVOR: Faça um momento de celebração, de louvor ao Deus através dos cânticos
EDIFICAÇÃO: Mensagem “VIDA ONDE NÃO HÁ” (Ezequiel 17.22-24)
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Deus fala ainda hoje. E como podemos saber que é a Sua voz que estamos ouvindo?
R. Uma forma de provar é verificar cuidadosamente se o conteúdo dito está de acordo com a Palavra dEle, a Bíblia. Deus não muda. Será preciso ler a Bíblia. Quem lê a Bíblia conhece a Deus; quem não lê não O conhece.
2. Deus fala ainda hoje. E o podemos fazer para ouvir a Sua voz?
R. Precisamos estar em comunhão com ele. A comunhão com Deus começa com uma decisão de seguir os seus mandamentos como ótimos para nós. A comunhão com Deus continua com uma disposição de manter esta comunhão, lendo diariamente o jornal (a Bíblia) que Ele nos escreve e desenvolvendo a capacidade de calar para que Ele possa falar.
3. Que fazer quando, em nossas vidas, enfrentamos dificuldades?
Sabendo que nem a morte nos separa do amor de Deus, precisamos:
. olhar para Deus (Hebreus 12.2).
. confiar que Deus nos ama v (Oséias 11.3-4).
. buscar a comunhão com Deus
. fazer o que Deus nos pede para fazer.
RESUMO DA MENSAGEM
1. O DEUS QUE FALA
O profeta lembra ao povo que Deus ainda fala.
Para ouvir a voz de Deus, precisamos estar em comunhão com ele. Em comunhão com Ele, somos capazes de ouvir o que Ele diz. As palavras não parecem proferidas num idioma estranho. Em meio a muitas vozes, sabemos distinguir a voz do Bom Pastor. Deus sempre fala; em comunhão com Ele, ouvimos. Fora da comunhão, ficamos confusos. A comunhão com Deus começa com uma decisão de seguir os seus mandamentos como ótimos para nós. A comunhão com Deus continua com uma disposição de manter esta comunhão, lendo diariamente o jornal que Ele nos escreve e desenvolvendo a capacidade de calar para que Ele possa falar.
Deus nos fala através de Sua Palavra e através de pessoas que Ele nos envia.
Como saberei que esta palavra vem de Deus? Uma forma de provar é verificar cuidadosamente, mesmo em meio a lágrimas, se o conteúdo dito está de acordo com a Palavra dEle, a Bíblia. Deus não muda. O que está escrito em Sua Palavra vale para hoje. Isto oferece uma tarefa adicional: será preciso ler a Bíblia. Sim, e os benefícios serão imensos: quem lê a Bíblia conhece a Deus; quem não lê não O conhece.
2. O DEUS QUE FAZ
Diante de suas dificuldades, as pessoas certamente se perguntavam: que Deus é este nosso? Ele responde: eu sou o Deus que faz. Neste caso, para ser mais convincente, Deus mesmo faz, sem intermediários. Deus, às vezes, usa intermediários; às vezes, não usa.
Deus não faz o que faz para mostrar que é soberano, embora o seja.
Deus faz o que faz para que nós O vejamos em ação. A nossa força vem O ver em ação. A nossa fraqueza vem de parar de O ver. Ele está sempre em ação; e nós O vemos; e nós, às vezes, não O vemos.
Deus faz o que faz porque continua amando a sua criação e quer o bem dela. Como Jesus nos ensinou: nosso Pai celestial “continua trabalhando até hoje” (João 5.17)
Seus planos para nós são sempre de bem e de paz. Nós complicamos; Ele descomplica. Nós desfazemos; Ele refaz. Nós desistimos; Ele persiste. Nós O abandonamos; Ele nos segue. Nós nos afastamos dEle; Ele nos espera.
3. A VOLTA DA VIDA
A árvore está seca? Deus a faz florescer de novo.
A árvore se impõe frondosa e altaneira? Deus faz com que se seque.
ENTÃO, QUE FAREMOS?
— Como faço para que Deus haja na minha vida assim, devolvendo-me a alegria?
1. Olhe para Deus. Você vai ver um Deus de poder, não de um poder lá em cima, mas de poder que se manifesta aqui embaixo, onde nós vivemos. Nas curvas vida, nos pântanos da existência, nos buracos da caminhada, nos desvios de rota, não deixe de olhar para Deus. Repito: olhe para Deus lá em cima e você vai ver o seu poder aqui embaixo. Mantenha seus olhos fitos em Jesus, autor e consumador da sua fé (Hebreus 12.2).
2. Confie que Deus ama você. Você vai conhecer um Deus de amor (Oséias 11.3-4).
As palavras de Deus são as mesmas para cada um de nós. Só quem confia nEle conhece o Seu amor.
3. Busque a comunhão com Deus. Você vai conhecer a paz.
Nossos pecados nos afastam de Deus, mas Deus não se afasta de nós. Nossos problemas nos afastam de Deus, mas Deus não se afasta de nós. Mesmo que estejamos na pocilga comendo com os porcos, vivendo como porcos, numa vida subumana, sem luz, sem dignidade, o amoroso Deus nos diz que ali não é o nosso lugar e nos espera em Sua casa que é a nossa casa.
4. Faça o que Deus lhe pedir para fazer. E você aprenderá como sua vida pode ser quando você age em parceria com Deus.
Se lhe disserem “siga o seu coração”, prefira o coração de Deus. Este não é enganoso como o nosso.
Preste atenção aos Seus mandamentos. Eles são bons para você.
Siga suas orientações. Elas lhe trarão a vida de volta.
Para ler a MENSAGEM completa, clique aqui.
Para assistir ao culto da mensagem, clique aqui.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
Para assistir ao culto com a MENSAGEM, clique aqui.
REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.