A PERGUNTA
Uma pessoa considerada psicopata, onde os estudiosos dizem que não existe cura por ser um problema físico-químico no cérebro, esta condenada a ir para o inferno?
Adianta orar pela sua conversão?
UMA RESPOSTA
Sempre devemos orar por todos, não importa a sua condição de saúde. O desejo de Deus é que TODAS as pessoas sejam salvas. Jesus veio para os sadios e também para os doentes. A salvação não é por mérito, mas pela graça
TODOS devem ter a oportunidade de ouvir o Evangelho e TODOS precisam responder ao Evangelho, o que determina a sua salvação ou sua perdição
Um psicopata (nos termos colocados na pergunta, sem os questionar) será salvo se responder afirmativamente ao convite de Jesus, reconhecendo sua condição de pecador, como qualquer pessoa.
A comunicação do Evangelho ao psicopata demanda um trabalho especial, para que o sentido do mensagem seja alcançado, talvez com limitações na compreensão Depois, num processo de discipulado, ele precisará ser acompanhado também de modo especial.
Por meio deste discipulado, o psicopata deverá conhecer sua própria condição e lutar para que ela não se exerça Quando nos desviamos da vontade de Deus, pecamos. Isto se aplica a todos, não importa a condição de saúde (se sadia ou enferma).
Se o psicopata (ou outra pessoa com outro tipo de transtorno incapacitante) não tem condições, por sua enfermidade, de compreender, ele será julgado por Deus, mas de um modo diferente das pessoas sadias. Deus conhece a condição de cada ser humano.