UM DIA SIM E NO OUTRO TAMBÉM (Sylvio Macri)

“Amarás o Senhor teu Deus e guardarás suas ordenanças, seus estatutos, seus preceitos e seus mandamentos todos os dias.” (Deuteronômio 11.1).
 
Um dia sim e o outro também, é uma expressão que gostamos de usar quando nos referimos a algo que temos que fazer todos os dias. Amar a Deus e obedecer à sua palavra é uma dessas coisas; sequer um dia somos dispensados de fazê-lo. Como seres humanos, temos a tendência de compartimentar nosso dia-a-dia, e, em muitos sentidos, isto é possível e desejável. Por exemplo, a hora de dormir e a hora de comer são sagradas; também é desejável fazer separação entre assuntos de trabalho e assuntos de família. 
 
Mas se há algo em que não podemos ter compartimentos é na nossa relação com Deus. Não podemos dizer assim: “No domingo de manhã, se conseguir acordar cedo, e à noite, se não tiver outro compromisso, irei à igreja e dedicarei um tempo ao Senhor.” Deus não faz por menos, ele quer relacionar-se conosco todos os dias, o dia todo. Ele nos ama e anda conosco em tempo integral e quer reciprocidade. A relação com Deus não tem um botão que possa ser desligado a qualquer momento.
 
Moisés usou de propósito quatro palavras para descrever nossa relação diária com Deus. Aparentemente são palavras sinônimas, mas Leslie C. Allen, comentando o Salmo 119, faz diferença entre elas: “Os estatutos são os termos da aliança que Deus dá ao povo para que observe. Os preceitos são regras detalhadas para a vida. Os mandamentos expressam a vontade insistente de um Deus pessoal que é o Senhor de Israel. As ordenanças são veredictos do Juiz divino que têm grande alcance de circunstâncias.” (Comentário Bíblico NVI, Ed. Vida, SP, 2ª. Ed., 2012, p.615).
 
Com muita propriedade, Davi pergunta: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua presença?” (Sl.139.7). Em lugar nenhum, em tempo algum será possível nos escondermos do Senhor. Muito melhor, portanto é reconhecê-lo, amá-lo e obedecer-lhe. Siga o conselho de Davi em outro salmo, o de número 37: “Confia no Senhor” (v.3), “Agrada-te do Senhor” (v.4), “Entrega o teu caminho ao Senhor” (v.5), “Descansa no Senhor” (v.7) e “Espera no Senhor” (v.34). Faça isto um dia sim e no outro também.
 
Pr. Sylvio Macri